O excesso de chuva dos últimos dois meses, além de causar transtornos para os moradores próximos ao Rio Jacuí, também é motivo de preocupação para a temporada de verão. Entre os locais que sentem os efeitos da cheia estão o Balneário Porto Ferreira e a Praia dos Ingazeiros, em Rio Pardo.
A água acumulada tem demorado a baixar. Com a chuva das últimas horas, foi registrada uma elevação de 1,28 metro de quarta-feira para quinta-feira, 16, chegando a 14,92 metros na barragem eclusa de Dom Marco. São 8 metros a mais do que o normal. A mesma situação foi registrada há quase um mês. Em razão disso, a travessia pela Rua Ema Dal Pra e Souza voltou a ser feita com o uso de canoa. Veículos maiores conseguem passar, com dificuldade. A inundação já causa transtornos e preocupação aos moradores.
LEIA TAMBÉM: Previsão do tempo: chuva deve continuar em Santa Cruz até o fim de semana
Publicidade
O servente e pescador Eloir José da Silva Machado, que mora no Porto Ferreira, contou que a última vez que presenciou algo assim foi em 2015. “Desta vez está demorando para baixar, e isso preocupa, pois começa a estragar a estrutura das casas e o comércio local não pode abrir.” O volume de água também pode afetar a época de veraneio. “Se continuar assim, vai ser impossível as pessoas virem para cá”, disse.
Outra moradora que também está aflita com essa situação é Sílvia Mitereschi. “Casas estão danificadas e algumas se desmanchando, porque a água não foi embora desde a elevação do nível do rio. É uma situação bem complicada para a gente”, lamenta.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade