Esportes

Rio Grande ganha indenização milionária da Ponte Preta

A Justiça considerou procedente uma ação judicial movida pelo Sport Club Rio Grande pelo uso da marca de clube mais antigo do Brasil, utilizada pela Ponte Preta, de Campinas-SP. Com a decisão da 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Grande, proferida pela juíza Aline Zambenedetti Borghetti, a Ponte Preta terá que pagar uma indenização de R$ 2 milhões.

Na sentença, a magistrada obriga a Ponte Preta a “retirar qualquer alusão ao título de ‘mais antigo do Brasil’ e quaisquer outras expressões com significado semelhante, tais como ‘mais antigo do país’, ‘primeiro clube do Brasil’, ‘primeiro clube do país’, de todos os seus meios de divulgação e material de marketing”. O segundo item da decisão é fazer uma retratação pública “em jornais de grande circulação e canais da internet, especialmente redes sociais, admitindo o erro em se autointitular o ‘time mais antigo do Brasil’, além de esclarecer que tal denominação pertence ao clube demandante” (referindo-se ao Rio Grande).

LEIA MAIS: Monsoon vence o Grêmio Bagé e conquista a Série B do Campeonato Gaúcho

Publicidade

Cláudio Diaz, presidente do Rio Grande, comemorou a decisão judicial: “Finalmente demos um basta nessa história. Era uma promessa nossa resolver essa questão e devolver a Justiça ao clube”. Já a Ponte Preta, apesar de não se manifestar publicamente, confirmou que fora notificada da decisão e que cabe recurso. Há décadas, os dois clubes disputam o título de clube mais antigo do Brasil. O Rio Grande foi fundado em 19 de julho de 1900, enquanto a Ponte Preta tem sua fundação datada de 11 de agosto de 1900. O Dia Nacional do Futebol, comemorado em 19 de julho, faz homenagem ao clube gaúcho, que tem um documento da CBF onde é atestada a sua antiguidade. O argumento da Ponte Preta é de que o Rio Grande teria fechado o seu departamento de futebol em certo momento, algo que não é provado.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.