Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TEMPO

Rio Grande do Sul terá chuva intensa até quarta-feira; veja a previsão

Foto: Alencar da Rosa

A próxima semana será marcada por chuva intensa em grande parte do Rio Grande do Sul. Como foi nessa sexta-feira, 7, e será neste sábado, 8, o deslocamento de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical devem provocar chuva na maior parte do Estado, com fortes rajadas de vento, chuva intensa e altos volumes acumulados, principalmente no Litoral Norte, Serra do Nordeste e Região Metropolitana, onde há risco de alagamentos e deslizamentos.

No domingo, 9, ainda podem ocorrer chuvas fracas e isoladas no setor Nordeste e o ingresso de ar seco mantem o tempo firme nas demais regiões. Entre segunda, 10, e quarta-feira, 11, o deslocamento de uma frente fria e a formação de um novo ciclone extratropical provocarão chuva intensa, com possibilidade de tempestades e altos volumes acumulados em toda Metade Leste do Estado.

LEIA TAMBÉM: Fenômenos devem causar chuva intensa e tempestade no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Os totais de chuva esperados devem oscilar entre 25 e 50 milímetros no Planalto, Vale do Uruguai e Missões. No restante do Estado, estão previstos volumes elevados e que devem oscilar entre 70 e 120 milímetros na maioria das localidades, podendo alcançar até 150 milímetros em alguns municípios da Região Central, Vale do Rio Pardo, Região Metropolitana e Litoral Norte.

As informações são do Boletim Integrado Agrometeorológico 13/2023, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) e o Instituto Rio Grandense do Arroz.

O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em  www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Publicidade

Defesa Civil Estadual alerta para chuvas

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na manhã desta sexta-feira, um alerta para a ocorrência de chuvas intensas em várias regiões do Estado. O órgão publicou também um boletim informativo com a previsão do tempo para o fim de semana.

A Sala de Situação está monitorando, a todo momento, a intensificação das instabilidades sobre o Estado. O cenário previsto é o avanço de uma frente fria que dará origem a um novo ciclone extratropical próximo à costa gaúcha na madrugada deste sábado.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil monitora nível dos rios devido à previsão de chuvas intensas entre quinta e sexta

Publicidade

“Se você mora em locais de risco, busque um local seguro. Vá para residências de amigos, familiares ou procure por abrigos oferecidos pela prefeitura de seu município”, recomendou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

Com a atuação desse sistema, os ventos ganharão força, soprando constantes e com velocidades de 60 a 80 quilômetros por hora no Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Com isso, o mar também ficará agitado, trazendo risco de ressaca. Ainda de acordo com a previsão, a tendência é que, no domingo, com o afastamento do ciclone, o tempo firme volte a predominar sobre o Estado e as temperaturas entrem em declínio.

Os alertas da Defesa Civil são enviados diretamente para o celular das pessoas cadastradas no serviço de SMS 40199. Basta enviar uma mensagem de SMS para este número informando o CEP da sua residência. Os alertas também são publicados no site da instituição, bem como em suas redes sociais.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Calor atípico antecede a chegada de frente fria e chuva; veja a previsão do tempo

Para solicitar apoio ou socorro, os números de emergência são:

  • 193 (Corpo de Bombeiros Militar)
  • 190 (Brigada Militar).

LEIA TAMBÉM: Junho é o segundo mês de 2023 com chuva acima da média em Santa Cruz

A Defesa Civil gaúcha tem informado nos últimos dias sobre os riscos decorrentes dos transtornos associados ao ciclone, avisando sobre a possibilidade de cheias, enxurradas, queda de barreiras e deslizamentos. O órgão estadual pede o apoio dos cidadãos para uma ampla conscientização e confiança nos avisos técnicos emitidos pelos profissionais da Sala de Situação e do Centro de Operações da Defesa Civil Estadual (Codec) para prevenir a população.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.