Um homem de 60 anos, morador de Campo Bom, é o primeiro caso confirmado de coronavírus no Rio Grande do Sul. O governo do Estado realizou na manhã desta terça-feira, 10, uma coletiva de imprensa para fornecer mais detalhes sobre a situação epidemiológica no Estado.
A apresentação dos dados e ações em desenvolvimento iniciou a partir das 11 horas, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Arita Bergmann. Até essa segunda-feira, 9, em todo o país, eram 25 pacientes confirmados da doença em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Alagoas e Espírito Santo.
Ao confirmar oficialmente o caso, Eduardo Leite, detalhou a situação epidemiológica do paciente. Segundo ele, no dia 2 de março, o homem foi notificado como caso suspeito. No mesmo dia foi submetido aos primeiro exames e as amostras foram enviadas para o laboratório para descartar gripe e outros vírus. Nesta segunda-feira, 9, portanto, houve a análise e a confirmação do vírus Covid-19. “O atual quadro do paciente é leve, persistindo apenas a tosse. É importante ressaltar que nenhum familiar no mesmo endereço foi identificado com suspeita para a doença”, explicou.
Publicidade
Segundo Leite, há um plano de contingência e uma coordenação de esforços entre secretarias de saúde e Ministério da Saúde que dispensam alarmes e pânico entre a população. “Além disso, desde sexta-feira, 6, o Lacen tem possibilidade direta de diagnóstico. Tínhamos 190 notificações, das quais 104 foram descartados em cerca de quatro dias. ou seja, o processo tem sido rápido e eficiente”, ressaltou o governador. Ele reforçou ainda a importância dos cuidados de higiene pessoal. “Lavar as mãos com frequência. Evitar o hábito do chimarrão compartilhado que possibilita contato com o vírus, além dos hábitos de etiqueta ao tossir e espirrar.”
LEIA MAIS: Caso suspeito de coronavírus em Santa Cruz é descartado
Publicidade
This website uses cookies.