O Rio Grande do Sul encerrou 2023 com o menor número de crimes contra a vida da série histórica, iniciada em 2010. Com as quedas dos indicadores em dezembro, o acumulado manteve a curva descendente verificada ao longo dos meses e fechou o ano com 1.981 crimes violentos letais intencionais (CVLI), queda de 6,3% em comparação a 2022.
É a primeira vez, desde 2010, que o Estado encerra o ano com menos de 2 mil vítimas de CVLI. Os indicadores criminais foram divulgados nessa quinta-feira, 11, pelo governador Eduardo Leite.
LEIA TAMBÉM: Com mandado de prisão em aberto, homem é preso em parada de ônibus pela BM
Publicidade
Os homicídios no estado em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, tiveram queda de 15,8%. Em Porto Alegre, a redução foi mais expressiva, 33,3%. No acumulado de 2023, o Estado teve diminuição de 7% nos homicídios, e a Capital, de 23,7%.
Em dezembro, os latrocínios despencaram 80%, passando de cinco casos em 2022 para um em 2023. Com esse resultado, o crime manteve a redução que vinha apresentando no acumulado, diminuindo 24,5% no ano – o menor número da série histórica.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SEGURANÇA PÚBLICA
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙