Categories: Geral

Rio Grande do Sul tem 72 mortes por Gripe A

O estado já registra 72 mortes por Gripe A, 12 a mais do que na semana passada. As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta segunda-feira, 30. Segundo o Boletim Semanal de Vigilância da Influenza, o Rio Grande do Sul já registra desde o início do ano 384 casos, dentre estes, 364 de Gripe A (H1N1), um caso de Influenza A (H3N2)  e 19 casos de Influenza A não subtipado. Também houve um total de 74 casos de outras doenças virais como adenovírus e parainfluenza.

A região metropolitana concentra o maior número de casos confirmados de influenza no estado até o momento (58,8%), seguido da região norte (10,7%) e da serra (8,8%). O município com o maior número de casos confirmados é Porto Alegre (30,5%). Em Santa Cruz do Sul são seis casos confirmados de H1N1. Na região, Sobradinho registra cinco casos e um óbito; Lagoão tem um óbito confirmado; Venâncio Aires tem um caso confirmado.

Entre os casos e óbitos por influenza, há um predomínio da existência de fatores e condições de risco, 75,0 % e 72,2% respectivamente. A condição de risco mais frequente entre os casos são as pnemopatias crônicas e entre os óbitos ter mais de 60 anos e uma parcela menor, crianças menores de cinco anos.  

Publicidade

A vigilância da Influenza é realizada por meio de notificação e investigação de casos de internações hospitalares por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), caracterizada por um quadro de Síndrome Gripal 1, associado à dificuldade respiratória ou aos seguintes sinais de gravidade: saturação de oxigênio < 95% em ar ambiente, piora das condições clínicas de doença de base e hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente. Para cada caso notificado são realizados testes laboratoriais para Influenza e cinco outros vírus respiratórios.   

CONFIRA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COMPLETO.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.