O fim de semana foi de marco histórico para o Rio Grande do Sul. Nesse domingo, 27, foi registrada a maior temperatura da história do Estado, em Uruguaiana, quando o termômetro marcou 42,9 graus. Os registros consideram apenas as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a MetSul Meteorologia, essa é a maior temperatura já vista no Rio Grande do Sul desde o início dos registros, entre 1910 e 1912. A máxima deste domingo se tornou, portanto, o recorde oficial de temperatura máxima em solo gaúcho, superando as marcas registradas em Alegrete, em 19 de janeiro de 1917, e em Jaguarão, em 1º de janeiro de 1943, ambas com 42,6 graus. Conforme a MetSul, este também é o novo recorde de calor para fevereiro no Estado.
LEIA TAMBÉM: Cuidados com o ar-condicionado podem evitar o desperdício de energia elétrica
Publicidade
Por ser particular, a estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações não consta nos registros oficiais. Entretanto, é um parâmetro importante da temperatura e clima de Santa Cruz do Sul. Nesse domingo, por exemplo, a estação registrou a máxima de 38,5 graus no município, às 15h21. No mesmo momento, a sensação térmica chegou aos 47,2 graus.
No Estado, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou nesse domingo as máximas de 42,9 graus em Uruguaiana, 40,3graus em Quaraí, 39 graus em Campo Bom, 38,7 graus em São Vicente do Sul, 38,5 graus em Alegrete, 38,1 graus em São Luiz Gonzaga, 38 graus em Rio Pardo, 37,8 graus em Teutônia e 37,7 graus em Santa Maria. Em Porto Alegre, a máxima foi de 36,0 graus.
LEIA MAIS: Você se sente cansado em dias quentes? Entenda como o calor afeta o corpo e o ritmo de trabalho
Publicidade
Março deve começar com calorão em Santa Cruz do Sul e, se a cidade alcançar a máxima prevista para a semana, pode se aproximar da marca histórica gaúcha registrada em Uruguaiana. Isso porque a previsão da MetSul Meteorologia indica máxima de 41 graus no próximo domingo, 6 de março. A mínima, durante os próximos dias, não baixa dos 20 graus, enquanto a máxima oscila entre 25 e 41 graus. A chuva é prevista apenas em pouquíssima quantidade.
LEIA MAIS: Média anual de raios deve subir de 77,8 para 100 milhões no Brasil
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.