O Ministério da Saúde programou a entrega de 207.470 doses de vacinas contra a Covid-19 para o Rio Grande do Sul neste sábado, 14: 77,6 mil de Coronavac (Sinovac), com previsão de chegar ao Aeroporto Salgado Filho ainda durante a manhã, e 129.870 da Comirnaty (imunizante da Pfizer), com pouso previsto para as 19h40. Nessa sexta-feira, 13, o Estado também recebeu 103,6 mil doses de Coronavac e 65.520 da Comirnaty.
LEIA MAIS: Região vai receber 3,9 mil vacinas para aplicação de primeira e segunda doses nesta sexta-feira
Das Coronavac que chegaram nessa sexta, parte será usada para continuação da campanha de vacinação com a primeira aplicação (D1) e o restante ficará reservado na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para garantir a aplicação da segunda dose (D2). Os frascos do imunizante da Pfizer destinam-se integralmente para D1.
Publicidade
Os quantitativos exatos que serão distribuídos a cada uma das 18 coordenadorias regionais de saúde e aos municípios dependem de pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), entre gestores municipais e estaduais. A decisão deve ocorrer a tempo de realizar a distribuição na segunda-feira. Em paralelo, nessa sexta-feira as coordenadorias de saúde também receberam 122,6 mil doses, sendo 83.070 da Pfizer e 39.530 da Coronavac. A meta do governo do Estado é, até 25 de agosto, vacinar com a primeira dose toda a população gaúcha a partir dos 18 anos.
LEIA TAMBÉM
Santa Cruz não terá vacinação no fim de semana; veja cronograma na região
Pesquisadores desenvolvem equipamento para capturar coronavírus
Essa estimativa se baseia nos dados de imunização dos municípios gaúchos e também na previsão de envio de doses pelo Ministério da Saúde. A primeira meta anunciada pelo governador Eduardo Leite foi o dia 30 de setembro, prazo que foi gradualmente reduzido até chegar ao atual. De acordo com os dados da Secretaria Estadual da Saúde, quase 40 cidades já imunizaram toda a população adulta e agora prosseguem com as aplicações em adolescentes com comorbidades.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.