Categories: Geral

Rio Grande do Sul exportou mais tabaco em 2015

O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná exportaram mais tabaco em 2015. Os dados foram divulgados pelo presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta sexta-feira, 15. Segundo ele, o valor pago pelo comprador diminuiu, mas o montante exportado aumentou, o que é positivo.

Segundo pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), o valor pago pelo tabaco brasileiro caiu 15,5%. O SindiTabaco já esperava uma queda ao acompanhar a situação ao longo do ano, mas Schünke enfatiza que houve um aumento na quantidade de produto exportada. Nos três estados do Sul o índice chegou a 8,5% e no Rio Grande do Sul a 7,3%. 

“É sempre ruim quando embarcamos menor valor. Só que nesta safra a variação cambial fez com que o Brasil apresentasse um produto mais competitivo”, explica o presidente do sindicato. Com a venda maior a quantidade de tabaco que sobra as indústrias diminui. Para 2016 ainda não há uma tendência formada, já que as pesquisas iniciam em março quando já há dados mais concretos das possíveis vendas.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.