O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira, 5, as informações repassadas pelas secretarias estaduais de Saúde sobre a situação dos casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. De acordo com o último boletim, com dados até às 13 horas, o Centro de Operações de Emergência (COE) registrou a diminuição de duas suspeitas em relação ao informe do dia anterior. Agora, 11 pacientes estão sob análise.
Destes, cinco estão no Rio Grande do Sul, quatro em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina. O Brasil segue sem casos confirmados da doença. Até as 13 horas desta quarta, 21 suspeitas já tinham sido descartadas – cinco a mais na comparação com o boletim anterior.
Nesta quinta-feira, 6, os secretários de saúde dos estados e das capitais brasileiras estarão reunidos, em Brasília, com o Ministério da Saúde para debater as ações elaboradas para o enfrentamento ao novo coronavírus. O ministério solicitou a atualização de planos de contingência aos estados e capitais. Os gestores federais, estaduais e municipais irão discutir os protocolos e medidas de prevenção, de acordo com a realidade de cada localidade.
Publicidade
A implementação de plano de contingência permite a atuação conjunta do Ministério da Saúde, Estados e Municípios, em situações de epidemias e desastres que demandem a ação urgente de medidas de prevenção, com protocolos e procedimentos específicos. O objetivo é conter situações de risco à saúde pública.
LEIA MAIS: Projeto que prevê medidas de combate ao coronavírus é aprovado na Câmara
Aviões da FAB decolam para buscar brasileiros na China
Publicidade
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram para buscar os brasileiros em Wuhan nesta quarta-feira, 5. A previsão é chegar à cidade chinesa nesta sexta-feira, 7. O retorno está previsto para sábado, 8.
Os brasileiros que retornarem de Wuhan, na China, vão precisar passar por um período de quarentena. Durante o período de isolamento na base aérea de Anápolis (GO), as pessoas passarão por exames periódicos. Caso apresentem sintomas, o atendimento e o tratamento serão realizados no Hospital das Forças Armadas, em Brasília (DF).
Somente poderão viajar para o Brasil as pessoas que não apresentarem os sintomas compatíveis com o coronavírus. Os procedimentos de saúde serão realizados por profissionais do Ministério da Saúde e do Instituto de Medicina Aeroespacial da FAB.
Publicidade
LEIA MAIS:
Brasileiros retirados da China vão ficar isolados em Goiás
OMS declara emergência global por causa do coronavírus
This website uses cookies.