Cultura e Lazer

Rio de Janeiro, cidade maravilhosa

Uma das cidades mais visitadas do mundo, o Rio de Janeiro faz aniversário em 1º de janeiro. A Cidade Maravilhosa é realmente maravilhosa, e deve ser curtida nos mínimos detalhes. Nascida São Sebastião do Rio de Janeiro em 1565, seu nome oficial, hoje, simplesmente Rio de Janeiro ou apenas Rio para seus locais, a cidade que abriga o Cristo Redentor e outros tantos lugares maravilhosos está completando 458 anos.

O Rio de Janeiro é uma cidade de grandes contrastes, onde construções históricas, igrejas e monumentos estão em harmonia com sua arquitetura ultramoderna. Mantém muitos vestígios do passado; edifícios dos séculos XVI e XIX refletem a história da localidade e seu crescimento.

Quem visita a ex-capital do Brasil não se esquece jamais. Há mais de quinhentos anos atrás, os europeus descobriram a Baía de Guanabara. Eles não eram turistas, mas sim exploradores que acreditavam ter descoberto a entrada de um grande rio. Era dia primeiro de janeiro de 1502 e por isso batizaram o lugar com o nome de Rio de Janeiro.

Publicidade

No dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá, sobrinho do então governador Mem de Sá, comandando uma expedição, com o auxílio das Capitanias de São Vicente e Espírito Santo, chegou ao local que fica entre o atual Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, hoje denominado Morro de São João.

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: onde a história não cansa de acontecer

Ali lançou as bases de uma povoação, a que deu o nome de São Sebastião, em homenagem ao rei de Portugal, D. Sebastião. A cidade permaneceu no local escolhido até 1563, quando Mem de Sá, que ali ficara após a morte do sobrinho, resolveu transferi-la ao Morro de São Januário ou do Castelo, que foi arrasado no processo de urbanização moderna.

Publicidade

Passaram-se cinco séculos e o Rio, assim como a estátua do Cristo Redentor no alto do Corcovado, permanece de braços abertos para dar as boas-vindas aos visitantes do mundo inteiro. A cidade floresceu com a chegada da corte portuguesa em 1808 e alcançou o apogeu com a Proclamação da Independência em 1822.

Inúmeros investimentos foram feitos no sentido da restauração do patrimônio histórico. O maior exemplo disso é o “corredor cultural” que fica bem no centro do Rio. Ele engloba vários edifícios históricos, como o Paço Imperial, construído em 1743, assim como uma série de centros culturais e museus, com destaque para o Centro Cultural Banco do Brasil, instalado numa construção datada de 1880.

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: Chicago, o pulso dos Estados Unidos

Publicidade

Como todas as grandes e modernas cidades, o Rio de Janeiro nunca dorme. Rica em entretenimento e alegria, a noite carioca oferece o equilíbrio perfeito para um dia de descanso na praia ou para um dia duro de trabalho. A sua beleza vem das montanhas, florestas, praias e lagoas que se fundem num magnífico cenário, como o imponente Pão de Açúcar, que guarda a entrada da Baía de Guanabara e os 90 quilômetros de praias que dividem a terra e o mar. Tem ainda o Jardim Botânico, considerado um dos mais completos do mundo, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o zoológico.

Os 90 quilômetros de praia ditam o estilo de vida da cidade. Algumas delas, como Ipanema e Copacabana, estão entre as mais famosas do mundo. As praias também são lugares ideais para a realização de eventos esportivos. Shows de música e concertos gratuitos acontecem o ano inteiro culminando com a comemoração do Ano Novo.

O Rio de Janeiro é a capital cultural do Brasil, e o Teatro Municipal é uma atração à parte. Ao Corcovado pode-se chegar de automóvel ou por um sistema de trens que partem de uma estação de fácil acesso, via ônibus ou taxi. Para chegar até a base do Pão de Açúcar, também se pode utilizar ônibus ou carro. E tem ainda o imperdível bondinho.

Publicidade

Há também a Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico, a Ilha de Paquetá. E, para quem não dispensa uma visita cultural, as opções são o Museu de História Natural, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu de Arte Moderna e muitas galerias com mostras culturais. Em Ipanema, não deixe de visitar a feira de artesanato que ocorre por lá todos os domingos.

O Cristo Redentor é, sem dúvida, o ponto turístico mais visitado pelos visitantes. Por isso, tire umas horas bem sossegadas para conhecer o local. Com certeza, será um momento inesquecível. Os Arcos da Lapa são considerados a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial. Hoje são um dos cartões-postais da cidade, símbolo mais representativo do Rio de Janeiro antigo preservado na região boêmia da Lapa. Não deixe de visitar! A bela arquitetura da Catedral Metropolitana também deve ser apreciada.

LEIA TAMBÉM: Pelo Mundo: entre a mitologia e a realidade geopolítica

Publicidade

As famosas praias cariocas cobiçadas pelos turistas: são mais de 90 quilômetros de areia para todos os gostos
O Rio de Janeiro é uma cidade onde construções, igrejas e monumentos estão em harmonia com arquitetura ultramoderna
Cristo Redentor é atração imperdível; se for realizado ao pôr do sol, o passeio se torna inesquecível
A Cidade Maravilhosa tem diversas atrações, algumas delas,como o Pão de Açúcar, na lista das mais fotografadas do mundo
O calçadão de Copacabana: cenário de diversas novelas e filmes que encantam telespectadores e os turistas que por lá passam

*Texto e fotos GB Edições

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.