Centro-Serra

FOTOS: Ricordare L’Itália Per Vivere reúne grande público em Ibarama

Com as cores da bandeira italiana, o 24º Ricordare L’Itália Per Vivere de Ibarama, na região Centro Serra, realizado neste sábado, 6 de agosto, lembrou os imigrantes italianos que nestas terras se estabeleceram, trabalhando duro pelo sustento de suas famílias, fortalecendo-se na fé, e através da música, dança, comida e demais costumes foram amenizando as saudades de seu país de origem. Neste sentido, o tema deste ano foi “La Grappa: Alegria di vivere”, uma alusão ao modo italiano de celebrar, reunido aos familiares e amigos.

Nesta edição, retomada após ficar dois anos paralisada em razão da pandemia, a programação do evento teve início com celebração eucarística na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. A missa foi celebrada no idioma italiano pelo padre palotino Gilberto Orsolin, o qual residiu no país europeu por 15 anos. Ele foi acompanhado pelo pároco local, padre Matheus Venturini, celebrantes e o Coral Cantare è Vivere, de Sobradinho.

LEIA MAIS: Fé, família e trabalho: alicerces da vida de dona Norma

Publicidade

A recepção ao público, no Salão Paroquial Católico, foi realizada pelo Coral Luciano Pavarotti, de Ibarama, e contou também com degustação de presunto, salame, queijo e pão, regados a graspa e vinho. Toda a ornamentação, da igreja ao salão, lembraram traços da imigração italiana e costumes que permanecem até hoje com seus descendentes.

Já a abertura oficial do evento ocorreu com a entrada das bandeiras e apresentação do Coral Infantil Sementinhas do Bem.

Na sequência, as homenageadas desta edição, duas mulheres, primas, descentes de italianos, ligadas também pelo amor à família e a fé, Norma Maria Lazzari Giacobe e Marília Olga Da Cas, juntamente com suas famílias, foram agraciadas com uma lembrança do Ricordare L’Itália, bem como seus familiares também lhe prestaram homenagens.

Publicidade

Família de Norma
Família de Marília

O jantar típico italiano teve início com sopa e, após, foi servido buffet com saladas, massas, polenta e carnes, seguido por sobremesas.

LEIA MAIS: Família grande e unida em torno da matriarca Marília

A animação, que iniciou com canções apresentadas pelos membros da família da homenageada Marília, seguiu pela madrugada com baile com a Banda Famiglia Girelli, da Serra Gaúcha.

Publicidade

Por volta da uma hora da manhã, também foi servido chá, acompanhado de crostoli, para os presentes, que aproveitaram o momento de reencontro entre diferentes gerações para celebrar à vida.

Já o tradicional leilão do presunto de mais de 2 metros foi para Abrahao Da Cas Sebben, que deu lance de R$ 2.500,00.

Abrahao e avó Marília

Na edição da próxima sexta-feira, 12 de agosto, do jornal Gazeta da Serra, circulará um suplemento especial do 24º Ricordare L’Itália Per Vivere.

Publicidade

Equipes da organização do evento

LEIA TAMBÉM: Monsenhor Bertilo João Morsch é ordenado bispo

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.