Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CENTRO SERRA

FOTOS: Ricordare L’Itália Per Vivere reúne grande público em Ibarama

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Com as cores da bandeira italiana, o 24º Ricordare L’Itália Per Vivere de Ibarama, na região Centro Serra, realizado neste sábado, 6 de agosto, lembrou os imigrantes italianos que nestas terras se estabeleceram, trabalhando duro pelo sustento de suas famílias, fortalecendo-se na fé, e através da música, dança, comida e demais costumes foram amenizando as saudades de seu país de origem. Neste sentido, o tema deste ano foi “La Grappa: Alegria di vivere”, uma alusão ao modo italiano de celebrar, reunido aos familiares e amigos.

Nesta edição, retomada após ficar dois anos paralisada em razão da pandemia, a programação do evento teve início com celebração eucarística na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. A missa foi celebrada no idioma italiano pelo padre palotino Gilberto Orsolin, o qual residiu no país europeu por 15 anos. Ele foi acompanhado pelo pároco local, padre Matheus Venturini, celebrantes e o Coral Cantare è Vivere, de Sobradinho.

LEIA MAIS: Fé, família e trabalho: alicerces da vida de dona Norma

Publicidade

A recepção ao público, no Salão Paroquial Católico, foi realizada pelo Coral Luciano Pavarotti, de Ibarama, e contou também com degustação de presunto, salame, queijo e pão, regados a graspa e vinho. Toda a ornamentação, da igreja ao salão, lembraram traços da imigração italiana e costumes que permanecem até hoje com seus descendentes.

Já a abertura oficial do evento ocorreu com a entrada das bandeiras e apresentação do Coral Infantil Sementinhas do Bem.

Na sequência, as homenageadas desta edição, duas mulheres, primas, descentes de italianos, ligadas também pelo amor à família e a fé, Norma Maria Lazzari Giacobe e Marília Olga Da Cas, juntamente com suas famílias, foram agraciadas com uma lembrança do Ricordare L’Itália, bem como seus familiares também lhe prestaram homenagens.

Publicidade

O jantar típico italiano teve início com sopa e, após, foi servido buffet com saladas, massas, polenta e carnes, seguido por sobremesas.

LEIA MAIS: Família grande e unida em torno da matriarca Marília

A animação, que iniciou com canções apresentadas pelos membros da família da homenageada Marília, seguiu pela madrugada com baile com a Banda Famiglia Girelli, da Serra Gaúcha.

Publicidade

Por volta da uma hora da manhã, também foi servido chá, acompanhado de crostoli, para os presentes, que aproveitaram o momento de reencontro entre diferentes gerações para celebrar à vida.

Já o tradicional leilão do presunto de mais de 2 metros foi para Abrahao Da Cas Sebben, que deu lance de R$ 2.500,00.

Abrahao e avó Marília

Na edição da próxima sexta-feira, 12 de agosto, do jornal Gazeta da Serra, circulará um suplemento especial do 24º Ricordare L’Itália Per Vivere.

Publicidade

Equipes da organização do evento

LEIA TAMBÉM: Monsenhor Bertilo João Morsch é ordenado bispo

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.