A RGE inicia, na próxima semana, a distribuição de lâmpadas de LED para duas mil famílias de Santa Cruz do Sul. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora. Ele busca substituir lâmpadas menos eficientes pela tecnologia LED em residências de famílias enquadradas na Tarifa Social ou que estejam em áreas consideradas de vulnerabilidade social pelo poder público. A previsão é de que sejam entregues oito mil lâmpadas no município.
A partir do uso das novas lâmpadas, a distribuidora do Grupo CPFL estima que haja, em Santa Cruz do Sul, uma economia de energia de 167,46 MWh/ano e uma redução na demanda de ponta de 68,89 kW. As lâmpadas de LED, além de serem até 80% mais econômicas que as antigas, duram cerca de três vezes mais.
Para o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, este é um investimento que tem um impacto positivo na vida das famílias contempladas. “A RGE busca, por meio do Programa de Eficiência Energética, oferecer um sistema de iluminação mais eficiência e moderno aos clientes. Estimamos que com as lâmpadas de tecnologia LED a economia das famílias somada chegue a R$ 147,3 mil ao ano”, destaca Deters.
Publicidade
Essas lâmpadas têm vida útil de cerca de 25 mil horas, ou seja, duram mais de dois anos se ficarem ligadas de maneira ininterrupta. Além de fazer a doação das novas lâmpadas, a RGE vai recolher as unidades antigas e encaminhar para descarte adequado. Durante as visitas, as famílias também recebem materiais explicativos sobre o tema eficiência energética e com dicas sobre como utilizar a energia elétrica de forma mais adequada.