Categories: Geral

RGE Sul abre chamada pública para projetos de eficiência energética

As distribuidoras RGE e RGE Sul, concessionárias do Grupo CPFL responsáveis pela distribuição de energia a 373 municípios gaúchos, abriram chamada pública para a seleção de projetos de eficiência energética. As iniciativas, que serão implementadas em 2019, deverão colocar em prática novas formas de uso consciente de energia, promovendo a eficiência energética e o combate ao desperdício. O aporte financeiro das duas empresas será de R$ 14,9 milhões em todo o processo e contemplará projetos de clientes residenciais, industriais, comerciais, rurais, do poder público, serviço público e iluminação pública. Em todo o Grupo CPFL, o investimento chega a R$ 63 milhões.

O prazo para a o envio das propostas e documentação se encerra em 6 de setembro e os projetos selecionados serão conhecidos em 31 de outubro, através dos sites da RGE e RGE Sul. Os editais dos chamamentos públicos podem ser encontrados no site do Grupo CPFL, em que estão todas as regras e orientações para a elaboração dos projetos. Qualquer cliente da área de concessão de cada uma das concessionárias pode participar, individualmente ou de maneira coletiva, apresentando, por exemplo, um projeto de eficiência energética para o condomínio onde mora.

O Programa de Eficiência Energética (PEE) das empresas do Grupo CPFL é regulado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de projetos como esses da chamada pública, o PEE contempla ações como distribuição de lâmpadas de LED diretamente aos clientes e substituição de geladeiras e chuveiros antigos, além de ações junto a clientes da indústria, comércio e meio rural e iniciativas de educação com distribuição de cartilhas em diversos espaços e palestras em escolas.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.