Regional

RGE retoma o Arborização + Segura em Venâncio Aires com o plantio de mais 200 árvores

A RGE, em julho, dá continuidade ao projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Venâncio Aires. Através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a Prefeitura, nos últimos anos, foram plantadas 300 mudas adequadas ao ambiente urbano do município. Agora, está sendo realizado o plantio de outras 200 árvores que não afetam a rede elétrica ou colocam em risco a população.

A RGE ampliou os investimentos para 2022 do Programa Arborização + Segura, para R$ 2,2 milhões. Dentro desse quadro, é realizada, ainda, a substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. A RGE disponibiliza as espécies adequadas e as equipes técnicas do poder público direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica, são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires instala brinquedos novos nas pracinhas da área central

Publicidade

Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando espécies de menor porte, ou espécies maiores longe da rede, como Cambuí, Manacá da Serra, Escova de Garrafa, Ipê Roxo e Amarelo, entre outras. A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, substituindo apenas os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.

A RGE faz ainda um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas, principalmente próximas a rede elétrica. A coordenadora de meio ambiente da RGE, Mônica Leite, afirma que as ações, em parceria com as prefeituras, são fundamentais. “Trazemos mais segurança à comunidade, maior confiabilidade ao sistema elétrico e a revitalização gradativa da arborização urbana.”

LEIA TAMBÉM: Parceria entre Prefeitura de Santa Cruz e RGE torna bairros mais verdes

Publicidade

É importante destacar também que todas as ações de manejo e intervenções junto a vegetação realizadas pela RGE seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT, que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal, sendo realizadas visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.

O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.

LEIA TAMBÉM: Vale do Sol recebe ação do programa Arborização + Segura da RGE

Publicidade

Segurança

Consciente da importância de manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:

  • Jamais faça podas quando a árvore está muita próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.
  • Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.
  • Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.
  • Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.