Poda radical teve grande repercussão, pois parte das árvores ficou inclinada. Moradores e pedestres temiam acidentes
A RGE realizou no último sábado a poda completa de uma tipuana na Avenida João Pessoa, entre as ruas Augusto Spengler e Dona Flora, no Bairro Universitário. Na semana passada uma equipe da concessionária já havia executado o serviço, contudo, deixou apenas um galho, que ficou inclinado para o meio da via e estava preocupando moradores, pedestres e motoristas.
A poda radical foi alvo de críticas nas redes sociais e questionada também pelo engenheiro agrônomo Paulo Backes, especialista em árvores.
LEIA MAIS: FOTOS: situação de árvore preocupa moradores da Avenida João Pessoa
Publicidade
A RGE informou ainda que durante a semana será feito o corte do restante do tronco, pois a árvore não apresenta condições mínimas de segurança para permanecer no local. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, por sua vez, explicou que a concessionária possui uma licença expedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), válida até novembro de 2023, que permite a supressão da vegetação sob a rede elétrica em mais de 66 mil quilômetros de extensão em todo o Rio Grande do Sul.
LEIA MAIS: Mais uma poda mutila árvores em Santa Cruz do Sul
Conforme o titular da pasta, Jaques Eisenberger, essa licença estadual impacta todos os municípios e a Prefeitura não pode interferir. “A única coisa que podemos fazer nessa situação é disciplinar o corte das árvores para que não ocorram todos de uma vez em uma mesma rua”, ressaltou. A compensação pelo corte ocorre por meio do plantio de mais de um milhão de mudas sob gestão e fiscalização do órgão ambiental estadual.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.