RGE realiza programa de plantio de mudas em Santa Cruz do Sul

A RGE realiza, a partir deste mês, o projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Santa Cruz do Sul. Através do programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a Prefeitura, estão sendo doadas 200 mudas, adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população. Neste momento ocorre a substituição gradativa de 90 árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. As espécies doadas pela RGE e que serão plantadas em locais e datas definidas em conjunta com o Poder Executivo, contemplam araticuns, branquilhos, camboatás-brancos, cambuins, canelas de veados, chal-chals, corticeiras do banhado, guamirins, ipês-brancos, ipês da serra, manacás da serra, sete capotes, sibipirunas, tarumãs e uvaias.

O coordenador do Arborização + Segura da RGE, Guilherme Pagliarini, afirma que a ação é fundamental para trazermos mais segurança aos moradores da região, maior confiabilidade ao sistema elétrico e auxilio à gestão municipal na revitalização gradativa da arborização urbana. “As podas são executadas pela RGE de forma preventiva, visando o convívio harmônico dos vegetais com as redes elétricas. Com este processo, a empresa minimiza os riscos à integridade do sistema elétrico ou a interrupção do fornecimento de energia elétrica, que a vegetação em contato com as redes possa causar”, conclui Guilherme.

As podas realizadas seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012 que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo a rede. Tudo é pensado para causar o menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é o mais adequado para atividade e, além disso, possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.

Publicidade

LEIA MAIS: Campanha entrega 1,9 mil mudas e repassa 2,3 toneladas de alimentos em Santa Cruz

Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:

  • Jamais faça podas quando a árvore é muita próxima da rede elétrica ou mesmo os galhos toquem nos fios.
  • Nos casos em que galhos ou copas de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.
  • Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.
  • Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar podas nessas condições.
  • A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.
  • Na dúvida, entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.

As compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações estaduais e municipais, com o plantio de mudas bem desenvolvidas, preferencialmente nativas, com Diâmetro à altura do peito (DAP) e altura razoáveis. O plantio é acompanhado por fiscais ambientais municipais, biólogos e técnicos da RGE. O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.

Publicidade

Plano de Sustentabilidade

Essa e outras ações fazem parte do pilar Energias Sustentáveis do plano de sustentabilidade da CPFL Energia, que prevê aplicar até 2024 mais de R$ 1,8 bilhão para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia. Dessa forma, vai maximizar os resultados positivos na comunidade e na cadeia de valor, além de reduzir os impactos gerados pela natureza do negócio.

LEIA MAIS: JTI vai plantar 300 mudas de árvores neste sábado

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.