Após a publicação da matéria na Gazeta do Sul da última quarta-feira, 14, a RGE informou que foi a responsável pelo corte das árvores na Travessa Kipper, em Pinheiral, no interior de Santa Cruz do Sul. Na manhã de quinta-feira, 15, uma equipe da concessionária esteve no local e fez o recolhimento das plantas que haviam sido derrubadas. O fio caído, porém, não compõe a fiação elétrica e deve ser reparado pelas empresas de telecomunicações. A RGE informou ainda que possui licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para podar ou suprimir árvores que interfiram na rede elétrica.
Segundo a empresa, a ação faz parte do plano de manutenção e os exemplares estavam na beira da rodovia, em área pública. A área, porém, não é pública e pertence a Rudiney Royer, morador que havia denunciado o corte. Não há muro, cerca ou outras demarcações no local. A RGE tem uma Licença Única (LU) expedida pela Fepam em 2019 que autoriza a concessionária a realizar o manejo da vegetação nativa que oferece riscos à rede de fornecimento de energia. Se o terreno for particular, no entanto, o proprietário deve ser comunicado previamente, com exceção de situações de emergência.
LEIA MAIS: Quem cortou as árvores de Rudiney? Mistério intriga morador de Santa Cruz
Publicidade
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais do Portal Gaz. Entre os diversos comentários publicados pelos leitores, um deles dizia que Rudiney seria um invasor e estaria impedindo o acesso dos demais moradores a uma estrada pública. A Gazeta do Sul conversou novamente com ele, em sua residência, e verificou que as matrículas dos terrenos estão em situação regular junto à Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Há inclusive um georreferenciamento das áreas e, segundo um parecer emitido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, não existe nenhuma via pública no interior da propriedade.
LEIA TAMBÉM: Após reclamação de moradores, RGE explica como realiza as podas em árvores
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade