A Prefeitura de Santa Cruz do Sul promoveu um ato na tarde desta terça-feira, 3, em que o prefeito Telmo Kirst assinou a ordem de início das obras de revitalização do calçadão da Rua Marechal Floriano. Os trabalhos no local, um dos principais cartões-postais da cidade, devem estar concluídos em oito meses.
De acordo com o cronograma, a obra será realizada por etapas, quadra por quadra. Embora seja considerada uma intervenção de grande porte, a ideia é fazer todo o possível para minimizar ao máximo os transtornos à população, uma vez que a Rua Marechal Floriano, uma das mais antigas da cidade, concentra inúmeros estabelecimentos como clubes, escolas, bares, restaurantes, comércio e serviços.
Os trabalhos vão contemplar revitalização e ampliação no trecho existente entre a esquina da Rua Marechal Floriano com a Rua Ramiro Barcelos, onde fica a Catedral São João Batista, até a Galvão Costa, junto ao Monumento do Imigrante. O valor estimado da contratação é de R$ 4.152.035,66, com recursos do Badesul, via Programa POE/Pimes, e contrapartida da Prefeitura.
Publicidade
Conforme a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), quando a obra estiver concluída, o panorama central da cidade ganhará ares de modernidade e caminhar sob o túnel verde ficará mais prazeroso. As alterações vão incluir desde o aumento nas dimensões do passeio público até detalhes como o ajardinamento e o embelezamento da via.
LEIA MAIS: Saiba quando vão começar as obras do calçadão da Floriano
A empresa Progetto Sul Ltda., de Lajeado, vencedora da licitação, deve iniciar a obra pela parte que envolve a ampliação do passeio, o que inclui as três quadras entre a 28 de Setembro e a Galvão Costa. Na segunda etapa, os trabalhos terão sequência com a revitalização do passeio público, nas duas quadras existentes entre as ruas Ramiro Barcelos e 28 de Setembro.
Publicidade
Para que não haja nenhum dano às tipuanas, as obras terão acompanhamento permanente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass). Já a Secretaria Municipal de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana (Setsu) ficará responsável pelas intervenções no trânsito, como as interrupções no fluxo, que deverão ocorrer no andamento dos trabalhos.
O calçamento será assentado com pedra basalto cerrado, dando especial atenção às tipuanas que formam o corredor verde. Os canteiros, projetados para dar mais espaço às raízes, serão contínuos, com 2,80 metros de largura. Hoje, em vários trechos da via é possível ver os desníveis no calçamento por causa da movimentação das raízes. A construção de um novo passeio vai corrigir esse problema, um verdadeiro transtorno para os pedestres.
LEIA MAIS: FOTOS: Condições da Floriano geram queixas de pedestres e motoristas
Publicidade
A rua ganhará novos bancos e floreiras, instalados no meio da calçada e não mais próximos ao fluxo de veículos, conforme previa o projeto anterior. Também um amplo pergolado em madeira, com assentos e iluminação, será instalado na quadra da Praça da Bandeira. No que diz respeito à iluminação, novidades também estão por vir. Serão instalados postes galvanizados com luminárias em led e os novos arcos metálicos terão cordas com lâmpadas coloridas, que poderão variar conforme a temática escolhida para cada evento ou festividade da cidade.
A pavimentação ao longo de todo o trecho em obras também vai mudar, com os antigos paralelepípedos substituídos por bloquetes intertravados. Seguindo a tendência mundial de humanização de espaços públicos, o estacionamento deixará de existir, restando apenas vagas para portadores de deficiência, idosos e locais para carga e descarga.
Também as rampas de acesso ficarão mais amplas, proporcionando mais conforto a quem as utiliza. No primeiro trecho está prevista ainda a utilização da rede de drenagem existente, com substituição das bocas de lobo e, nas quadras entre as ruas 28 de Setembro e Galvão Costa, a execução de uma nova rede de drenagem pluvial.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Um chafariz no coração de Santa Cruz do Sul
This website uses cookies.