Muito aguardada por pilotos e entusiastas da velocidade, a reforma da pista do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul deve ser concluída na próxima semana, se as condições climáticas continuarem favoráveis. As intervenções incluem duas camadas de microrrevestimento asfáltico em toda a extensão do pavimento e mudanças em alguns trechos com curvas para aumentar as zebras e as áreas de escape. O serviço está sendo realizado pela PAP Urbanizadora, de Lajeado, ao custo de R$ 2,8 milhões.
Conforme o engenheiro civil Eduardo Dadall, responsável pela obra, o tempo instável da semana passada atrasou os trabalhos. “A chuva é um ponto que atrapalha o cronograma. Tanto no pré como no pós-chuva, não podemos efetuar o serviço porque acabamos perdendo tudo”, explica. Se chover sobre a camada recém-aplicada ou a aplicação for realizada em pista molhada, o produto não adere ao pavimento antigo e é necessário refazer todo o processo.
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Essa revitalização deve sanar uma queixa antiga dos pilotos e usuários do autódromo, que reclamavam do desgaste excessivo dos pneus e a baixa aderência da pista em função da deterioração do asfalto. Dadall salienta que não está sendo utilizada a lama asfáltica comum, mas sim um microrrevestimento com emulsão com polímeros. “Ele dá mais flexibilidade ao pavimento e maior durabilidade ao material que está sendo aplicado.” Além disso, a pista será mais aderente, como desejam os competidores.
Outra mudança significativa será de visual. Após a conclusão dos trabalhos, a pista deixará de ter um aspecto “remendado” e passará a ser homogênea. A expectativa do engenheiro é de que nesta segunda-feira, 25, a última camada comece a ser aplicada. Depois disso, o asfalto precisará de pelo menos uma semana de sol para curar e ficar pronto para uso. A liberação deve ocorrer ao longo da primeira semana de agosto.
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O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, destaca a importância da obra. “Essa é a primeira grande reforma do autódromo desde que ele foi inaugurado e vem para atender a antigas demandas dos pilotos, como desgaste de pneus e alargamento da primeira curva.” Concluídas as intervenções, Martins afirma que o local seguirá como um dos melhores do País e deve continuar recebendo as principais provas do automobilismo brasileiro. “Depois que tudo estiver pronto, vamos encaminhar um relatório às demais categorias. As principais já vêm todos os anos, mas vamos atrás de outras”, completou.
A execução dos trabalhos está sendo acompanhada de perto por Jhonny Bonilla, comissário da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA). Especialista no assunto, ele está atuando junto com as equipes da PAP Urbanizadora para que nenhum detalhe fique para trás. “Já estava na hora dessa recuperação. Geralmente os asfaltos dos autódromos não têm muita durabilidade porque a fricção é muito grande”, explicou. “A ideia aqui é retificar toda a pista para que, por pelo menos cinco anos, ela esteja em boas condições para receber os eventos.” Bonilla ainda ressaltou a questão do aspecto visual. “Na televisão isso é importante, uma pista manchada passa a impressão de que algo está errado.”
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