O IBGE está fazendo o processo de revisão do Censo 2023. O trabalho é realizado desde setembro do ano passado. Na região de Santa Cruz do Sul, dos 14 municípios englobados, são poucos os que ainda não concluíram o trabalho. Dentre eles, Encruzilhada do Sul. Na revisão, os recenseadores tentam retomar as recusas, fazem revisitas e verificam domicílios vagos.
Entre as principais dificuldades enfrentadas pelo IBGE em Encruzilhada, está a falta de mão-de-obra. “Temos uma área geográfica significativa, um número de recenseadores já calculados devido às questões orçamentárias, um recenseador censitário, que logicamente precisa trabalhar em outras áreas para ter também um rendimento maior e isso ser lucrativo pela sua produtividade. Mas mesmo assim, em todas as áreas, tivemos um número muito menor de pessoas”, afirma o chefe do escritório do IBGE de Santa Cruz, Luiz Eduardo Braga.
LEIA TAMBÉM: Encruzilhada do Sul entrega lista de nomes ao IBGE
Publicidade
Em Encruzilhada, o IBGE encontrou cerca de mil moradores que não haviam respondido o questionário do Censo no domicílio na primeira visita em 28 de dezembro. “Foram 22.276 pessoas entrevistadas em um primeiro momento em Encruzilhada. Hoje, estamos com 23.384. E ainda seguimos o trabalho. Nosso compromisso é revisar em todos os municípios. Onde nós encontrarmos pessoas não recenseadas, vamos recensear”, salienta Braga.
O IBGE já passou por 138 mil imóveis na região, entre o início da pesquisa, em 1º de agosto, até agora. Ao todo, 247 mil pessoas forneceram informações, conforme Braga. “Em Santa Cruz, temos momentaneamente apenas dois domicílios que nós consideramos ausentes. E um desses sabemos que não vamos encontrar porque já é falecido. E se alguém se julgue ainda não recenseado, podem entrar em contato pelo 3711-3378, ainda temos tempo no mês de fevereiro”.
LEIA TAMBÉM: Censo do IBGE aponta crescimento da população em cinco municípios da região
Publicidade
Conforme Luiz Eduardo Braga, a região deve conhecer o resultado final do Censo em abril. “Acreditamos que a partir dessa data divulgaremos resultados preliminares, mas estamos muito contentes porque nossas equipes estão auxiliando também em outras regiões. O máximo no Estado e no País, que pudermos chegar próximo a 100% de entrevistados, qualifica a informação”.
Para Santa Cruz, a previsão é divulgar os dados do Censo em 27 de fevereiro à Administração Municipal. “Já marcamos com a Prefeitura para apresentar o relato de todo trabalho feito aqui e na região”. A última contagem da população brasileira foi realizada entre agosto e novembro de 2010. Segundo Braga, o Censo representa a integração entre a informação estatística e geográfica.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.