No dia 19 de novembro, véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, no intuito de celebrar a data, o Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-Afro) fará uma reunião especial aberta na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Com início marcado para às 18h, o evento ocorre na sala 2535, bloco 25 (segundo piso do prédio da reitoria da Universidade), onde os trabalhos serão abertos pelo professor Mateus Skolaude, que apresentará aspectos históricos e contemporâneos relacionados às manifestações e mobilizações ligadas às comunidades negras.
Entre os pontos de pauta, haverá uma avaliação dos 12 anos de atuação do grupo e dos novos cenários na segunda década do século XXI para as mobilizações antirracistas. Todas as pessoas interessadas são bem-vindas, mesmo que não tenham participado de reuniões anteriores.
Publicidade
Sobre o GT-Afro
O Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-Afro) iniciou seus trabalhos em 2003, com o foco na implementação da Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.
Com a participação de estudantes, técnicos e professores da Unisc, além de ativistas da comunidade santa-cruzense em geral, os objetivos foram ampliados, destacando-se uma mobilização e posterior organização da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Santa Cruz do Sul, sendo um dos seus resultados a criação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Compir), o primeiro conselho do tipo na região. Encontros, painéis, audiências, debates foram realizados ou apoiados pelo GT-Afro ao longo dos anos.
Publicidade
Também se destaca como uma das iniciativas do grupo o Encontro Universitário de Negros e Negras na Unisc (EuNegr@), realizado a partir de 2003, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext) e Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unisc. As duas últimas edições, de 2013 e 2014, tiveram um caráter reflexivo, transformando-se em seminários de avaliação.
CONSCIÊNCIA – O Dia Nacional da Consciência Negra transcorre em 20 de novembro, data alusiva a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, remetendo a luta contra a escravidão e ao protagonismo das pessoas negras na história brasileira. Em nível nacional, desde 2011, o dia especial está instituída pela lei federal nº 12.519. Diversos município e estados marcam a data cívica como um feriado oficial.
Publicidade