Que a insegurança paira sobre os moradores de Sobradinho especialmente no turno da noite, não resta dúvidas. O medo de sofrer assalto, furto e outros danos já é um componente do cotidiano de uma cidade – e interior- de um município relativamente pequeno mas que traz um longo histórico negativo de incidentes e ocorrências deste gênero.
Mas o debate sobre segurança pública ganhou um novo capítulo na tarde desta terça feira, 22, quando estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Sobradinho os representantes de empresa Camerites Soluções, que gerencia o sistema de videomonitoramento na cidade de São Gabriel, Executivo, Legislativo, CACISS, Sindilojas e Brigada Militar. O objetivo do encontro foi conhecer o sistema já vigente em São Gabriel para um estudo da possibilidade da implantação do mesmo aqui em Sobradinho.
Durante cerca de 1 hora os representantes da empresa explanaram o método de funcionamento que consiste na implantação de câmeras em pontos estratégicos da cidade funcionando como um sistema compartilhado de vigilância entre os moradores em parceria com a Brigada Militar. O material produzido é armazenado na “nuvem” , ou seja, numa plataforma da Microsoft onde pode ser revisto ao mesmo tempo que o vasto leque de câmeras darão imagens em tempo real de toda a cidade tanto aos cidadãos, que podem ser protagonistas e partícipes do sistema quanto à uma central dentro da Brigada Militar que poderá acompanhar a rotina de toda a cidade através destas câmeras.
Publicidade
Segundo Roberto Carlos Siman que visitou São Gabriel e teve e iniciativa de trazer o sistema à Sobradinho, as negociações já estão avançadas faltando apenas um estudo sobre o contrato entre a empresa fornecedora do serviço e a Brigada Militar para que ambos possam fechar uma parceria que beneficie o trabalho do efetivo e possibilite uma participação ativa dos usuários do sistema.
Ressalta ainda o presidente do Legislativo que tal estudo e ajuste do contrato entre as partes já deverá ser feito nos próximos dias para que o mais breve possível Sobradinho possa usufruir deste sistema que poderá ser um forte aliado no combate à criminalidade , especialmente nos bairros e pontos distantes do centro da cidade, onde segundo ele, tem se tornado pontos vulneráveis e preferidos pelos transgressores.
Publicidade