Santa Cruz do Sul voltou a vibrar com o basquete. No dia 22 de maio, o Stock Med/União Corinthians superou o Flamengo/Blumenau em Brusque para levantar a taça de campeão brasileiro de clubes pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). O título foi conquistado 27 anos depois da épica façanha do Pitt/Corinthians diante do Satierf/Sabesp/Franca. O sucesso na campanha conduziu o clube ao Novo Basquete Brasil (NBB), organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Com o nome Luvix/União Corinthians, a equipe está na disputa da atual temporada da principal competição brasileira.
LEIA MAIS: Athos Calderaro: “O basquete é o esporte de Santa Cruz do Sul”
O esporte sentiu os efeitos das paralisações em razão da pandemia em 2021. A Olimpíada de Tóquio foi realizada de 23 de julho a 8 de agosto, sem público. O Brasil fechou com a melhor posição da história no quadro de medalhas, ao encerrar na 12ª colocação, com sete ouros, seis pratas e oito bronzes – 21 medalhas no total.
Publicidade
Santa Cruz do Sul foi representada por Fernanda Raquel Borges Martins, de 33 anos, no lançamento de disco. Ela participou do evento após reverter uma suspensão por doping. Catarinense com raízes em Santa Cruz, Yndiara Asp, de 24 anos, competiu no skate park, na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos.
LEIA MAIS: Yndiara Asp ganha prêmio Fair Play da Olimpíada
Já nos Jogos Paralímpicos, disputados entre 24 de agosto e 5 de setembro, o Brasil encerrou em 7º lugar. Na melhor campanha da história, o País igualou a posição de Londres 2012 e o número total de pódios da Rio 2016, mas ganhou mais ouros do que em qualquer outra edição. Foram 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze.
Publicidade
Com a reabertura dos campos e quadras, o futebol amador retomou as competições com a Copa Lisaruth e Taça Imigração da Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul. Na Copa Cultural Lifasc, promovida pela Gazeta Grupo de Comunicações, Linha Santa Cruz conquistou o bicampeonato.
LEIA MAIS: VÍDEO: Linha Santa Cruz é bicampeão da Copa Cultural Lifasc
O União Corinthians realiza o 35º Campeonato de Futebol Sete até março. A 5ª edição da Liga Bola 7 também está em andamento. Outras entidades voltarão com as competições em 2022. Nas categorias de base, a Associação Genoma acumulou conquistas no campo e o Flamengo do Arroio Grande no futsal. Foi realizada a 1ª Taça Municipal de Futebol Feminino, e o Avenida se organizou para contar com departamento feminino no próximo ano.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Futebol feminino promove solidariedade em torneio municipal
Santa Cruz do Sul teve ainda momentos marcantes com o automobilismo no Autódromo Internacional, que recebeu etapas da Stock Car, Endurance Brasil e Turismo Nacional, além dos grupos locais da Associação de Pilotos e Preparadores do Automobilismo de Santa Cruz do Sul (Appasc) e Santa Cruz Moto Racing (SMR). A Associação Medalha de Ouro (AMO) contou com resultados relevantes no atletismo, principalmente por meio de Jaqueline Weber, que almeja uma vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
LEIA MAIS: Jaque Weber conquista título em Bento Gonçalves
Publicidade
Ao longo do ano, diversas modalidades contaram com iniciativas, como skate, corrida de rua, kangoo jump, beach tennis, tênis, padel, crossfit, fisiculturismo, rally, xadrez, eisstocksport e outras. Além da Prefeitura, os eventos contaram com uma série de apoiadores e patrocinadores, entre empresas, entidades e instituições. Foi um ano desafiador que serviu para fortalecer o esporte municipal e exaltar a importância da atividade física, para a saúde do corpo e da mente.
Com o comando do gestor de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen, diversas ações foram realizadas durante o ano, como o Estação Gazeta, Torneio Master de Basquete, a Rústica e Meia Maratona e o Duathlon Lago Dourado, que marcou a reabertura do espaço após revitalização pela Prefeitura.
LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: saiba quem são os vencedores do Duathlon Lago Dourado
Publicidade
LEIA MAIS:
Retrospectiva 2021: início da vacinação e retomada das atividades marcaram o segundo ano de pandemia
Retrospectiva 2021: Santa Cruz teve ano marcado por avanços em diversos setores
Retrospectiva 2021: política teve polêmicas e desafios; o que esperar de 2022
Retrospectiva 2021: como foi o ano na área policial em Santa Cruz
Retrospectiva 2021: ano foi de desafios e mudanças na educação
Retrospectiva 2021: a força que vem das lavouras, alta nos preços e perspectivas
Retrospectiva 2021: retorno da Oktoberfest animou a área cultural
Expediente
Texto e pesquisas: Dejair Machado
Textos: Cristiano Silva, Dejair Machado, Iuri Fardin, João Cléber Caramez, Pedro Garcia e Romar Beling
Revisão: Luís Fernando Ferreira
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.