Retrospectiva 2021: ano foi de desafios e mudanças na educação

A Escola Estadual José Mânica terminou 2021 ainda à espera de uma solução para um impasse que está prestes a completar uma década. Diante da situação, a Prefeitura de Santa Cruz anunciou, em novembro, que pretende tomar a frente para encontrar uma solução definitiva. O Município estuda propor um convênio com o Estado para assumir a responsabilidade pela obra do novo prédio ou até mesmo pela gestão do educandário.

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Localizado no Bairro Esmeralda, o Mânica passou a conviver com severas limitações de infraestrutura quando o antigo prédio principal foi interditado, em 2012. Desde então, a escola passou a atender a maioria dos estudantes –  em torno de 430 – em salas de aula modulares, concebidas como uma saída provisória e que, com o prazo de validade já esgotado, demandam reparos com frequência. A isso somam-se outros problemas, como falta de uma quadra coberta – o que exige que a Educação Física ocorra dentro das salas em dias de chuva – e ausência de estruturas adequadas para cozinha, biblioteca e laboratório de informática.

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Em março, o governo do Estado chegou a anunciar que tinha previsão de recursos na ordem de R$ 1 milhão para a obra. A previsão era dar início aos trabalhos em maio, mas até o fim do ano o projeto sequer havia sido encaminhado para licitação. No dia 16 de dezembro, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, reiterou que Estado realize as obras de reconstrução do prédio da escola anunciadas em abril. A expectativa é por um desfecho no decorrer de 2022.

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Escola cívico-militar

Mais um passo foi dado para a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. A aprovação do acordo de cooperação técnica, entre Ministério da Educação e o governo estadual, foi publicada no Diário Oficial no mês de outubro. Com isso, abriu-se prazo para organizar a implantação do modelo de ensino no município com a compra de materiais escolares e seleção dos militares da reserva que vão atuar no programa de orientação aos pais durante o período de matrículas.

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O Pecim tem o objetivo de reduzir a violência, a repetência e a evasão escolar. A estratégia é pautada na transmissão de valores, como civismo, disciplina e coletividade. A intenção é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, e estimular a participação dos jovens na sociedade como cidadãos, conscientes do papel que podem desempenhar. O planejamento é implantar o Pecim em 216 escolas em todo o Brasil até 2023.

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Para as crianças

As escolas de ensino infantil (Emeis) e de ensino fundamental (Emefs) de Santa Cruz do Sul terminaram o ano com muitas novidades. Diante do retorno integral das atividades, foram promovidas melhorias como pintura interna e externa, instalação e reforma de toldos nos acessos, revisão nos encanamentos de água, melhorias na iluminação e nas áreas de lazer, estrutura para jardinagem nos pátios, reforma nos telhados e instalação de playgrounds novos. O investimento total, considerando as melhorias iniciadas em março, chegou a R$ 2.829,897,66, conforme levantamento da Prefeitura divulgado em dezembro.

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Transição na Unisc

Em meio a um cenário de crise no ensino superior privado brasileiro, a Unisc, maior estabelecimento de educação do Vale do Rio Pardo, passou por uma nova transição na gestão em 2021, 35 anos após a primeira eleição direta na instituição. Em novembro, o atual vice-reitor Rafael Frederico Henn foi eleito em chapa única para comandar a universidade até 2025.

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Santa-cruzense, Henn é professor desde 2005 na área de Administração e estava na gestão superior desde 2016. Na posse, que ocorreu no dia 21 de dezembro, Henn reconheceu as adversidades e apontou como desafios dos próximos anos a expansão do ensino híbrido, a mudança nos perfis dos alunos, a concorrência cada vez mais forte com EAD e a presença de grandes grupos econômicos no setor. “Precisamos rever métodos, repensar currículos, compreender a necessidade dos alunos, buscar novas fontes de receita, ampliar os ambientes de inovação e empreendedorismo e estar mais perto das comunidades onde atuamos”, disse. Sua vice será a professora do Departamento de Biologia e Farmácia Andréia Rosane de Moura Valim.

Henn sucederá Carmen Lúcia de Lima Helfer, que ficou oito anos no cargo. Sua gestão foi marcada pelo enfrentamento à crise e à pandemia da Covid-19. Será a quinta pessoa a dirigir a Unisc desde o reconhecimento como universidade – antes de Carmen, vieram Wilson Kniphoff da Cruz, Luiz Augusto Costa a Campis e Vilmar Thomé.

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Rafael Frederico Henn e Andréia Rosane de Moura Valim foram empossados em dezembro | Foto: Desire Allram

O QUE ESPERAR EM 2022

Novo Ensino médio

O novo Ensino Médio começa a ser implementado nas escolas públicas e privadas do País a partir de 2022. Com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação, as mudanças serão iniciadas de forma gradual, com as primeiras séries do Ensino Médio. Em 2023 com as primeiras e segundas séries, completando o ciclo de implementação nas três séries em 2024.

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A mudança traz uma nova organização curricular e amplia a carga horária mínima de 800 horas para mil horas anuais. O modelo poderá ofertar até cinco itinerários formativos, que possibilitarão ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos. Eles podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários ofertados. Os itinerários são: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

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Expediente
Texto e pesquisas:
Dejair Machado
Textos: Cristiano Silva, Dejair Machado, Iuri Fardin, João Cléber Caramez, Pedro Garcia e Romar Beling
Revisão: Luís Fernando Ferreira

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Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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Naiara Silveira

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