Categories: Esportes

Retrospectiva 2019: como foi o ano no esporte gaúcho

O Grêmio teve um ano de altos e baixos. A temporada começou com a conquista da Recopa Gaúcha em cima do Avenida. O time de Renato Portaluppi aplicou 6 a 0 e levantou o caneco na Arena. Depois foi bicampeão estadual após superar o arquirrival Internacional nos pênaltis. Na Copa do Brasil, o Grêmio caiu nas semifinais para o Athletico-PR nas penalidades. Já na Libertadores da América, a equipe avançou até as semifinais, quando sofreu uma goleada de 5 a 0 para o Flamengo. No Brasileirão, finalizou na quarta colocação, o que lhe garantiu a presença direta na fase de grupos da Libertadores 2020.

LEIA MAIS: Livro resgata gestão de Hélio Dourado à frente do Grêmio

Inter passa temporada em branco

Publicidade

Mais uma vez o ano terminou sem taça no armário. No Gauchão, o Colorado perdeu o título para o arquirrival Grêmio nos pênaltis. Na Copa Libertadores da América, a equipe acabou sendo eliminada pelo Flamengo nas quartas de final. Na Copa do Brasil, o time fez bonito, mas foi derrotado pelo Athletico-PR na final. No dia 10 de outubro, a direção demitiu o técnico Odair Hellmann e contratou Zé Ricardo. O Inter encerrou na sétima posição e obteve a vaga na fase preliminar da próxima Libertadores.

LEIA MAIS: Gre-Nal pode acontecer na fase de grupos da Libertadores

No dia 10 de outubro, a direção demitiu o técnico Odair Hellmann

Avenida oscila e volta para Série A2

Publicidade

Foi uma temporada histórica para o Periquito, mas que não terminou como o torcedor esperava. Na Recopa Gaúcha, goleada de 6 a 0 sofrida para o Grêmio na Arena. Depois, a disputa inédita da Copa do Brasil, em que o time alviverde acabou sendo eliminado pelo poderoso Corinthians, em São Paulo. No Gauchão, o clube amargou um novo rebaixamento para a Série A2, finalizando na penúltima colocação. Pela primeira vez na Série D do Brasileiro, fechou em primeiro lugar de seu grupo e caiu para o Caxias na segunda fase, nos pênaltis. Em meio à Copa Seu Verardi, China Balbino deixou o comando técnico e Gelson Conte assumiu o time, que fez uma péssima campanha e parou logo na primeira etapa.

LEIA MAIS: Título e momento histórico: quem é o Avenida?

Santa Cruz cai nas quartas da B

Publicidade

Com um elenco formado basicamente por atletas das categorias de base, o Santa Cruz encontrou dificuldades, mas se classificou para a segunda fase da Série B do Campeonato Gaúcho, a Terceirona. A temporada começou com Dárley Costa orientando o time. No entanto, a direção optou pela troca na casamata e Jair Galvão foi chamado para comandar o Galo. A equipe alvinegra perdeu nas quartas de final para o Guarany de Bagé, que mais tarde viria a ser campeão do certame em cima do Brasil-FAR.

Brasil leva a Copa América

Em 7 de julho, o Brasil venceu o Peru por 3 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro, e conquistou a Copa América pela nona vez. Foi o primeiro título sob o comando do técnico Tite.

Publicidade

LEIA MAIS: Mesmo com conquista da América, seleção encerra 2019 sob desconfiança

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.