Reportagens de grande repercussão, situações que viralizaram nas redes sociais e crimes que chocaram a população. No último dia do ano, o Portal Gaz reconta cinco matérias feitas pela nossa equipe que foram sucesso entre os leitores ao longo de 2022.
Um dos casos de maior repercussão no ano em Santa Cruz do Sul foi um triste episódio, envolvendo o crime de injúria racial contra um garçom em um bar na Rua Marechal Floriano, no Centro. Renato do Santos, de 35 anos, mais conhecido como Renatinho, foi vítima de termos racistas enquanto trabalhava e no dia do seu aniversário. As palavras foram proferidas por Rejane Maus, de 59 anos, que semanas mais tarde acabou indiciada pelo crime.
Relembre
A mulher foi presa após o dono do estabelecimento acionar a Brigada Militar. Mesmo dentro da viatura, ela continuou a ofender e ameaçar Renatinho. Todas as ações foram registradas em vídeo por populares e pela própria vítima. O material serviu como prova para a Polícia Civil concluir o inquérito e indiciar Rejane por três crimes de injúria racial e ainda, por ameaça.
Publicidade
LEIA MAIS:
- “Ela feriu a minha alma”, diz Renatinho, ofendido com termos racistas por mulher
- VÍDEO: “Vamos lutar contra o racismo”, diz garçom Renatinho
- VÍDEO: jogadores do União Corinthians prestam homenagem a Renatinho
Apesar de ter sido presa e ter dado entrada no Presídio Regional horas após o ocorrido, Rejane teve liberdade provisória concedida pela Justiça e foi liberada por volta das 17 horas do dia seguinte. O fato de não ter antecedentes foi um dos considerados para que ela pudesse responder em liberdade. Agora, o processo já tramita no Fórum de Santa Cruz do Sul e deve ser um dos primeiros a ser analisado após o recesso do Poder Judiciário. Um dos pontos é que a lei possibilita um acordo pré-processual entre MP e acusada de injúria racial em que, como cumprimento da pena está prevista prestação de serviços comunitários e indenização à vítima.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O CASO RENATINHO:
- VÍDEO: “Sem ladaia. Provocou, agora vai ter que segurar”, disse PM à mulher que ofendeu garçom com termos racistas
- Delegado que pediu prisão de acusada de injúria racial detalha o caso
- “Nunca tinha visto nada nesse teor. Foi repugnante”, diz delegada sobre ofensas racistas
- Defesa irá pleitear prisão de Rejane Maus em virtude da ameaça de morte
- Em nome de autora, homem pede desculpas a Renatinho
- Polícia Civil conclui inquérito e Rejane Maus é indiciada por três crimes de injúria e ameaça
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade