Santa Cruz do Sul

Retrô do Gaz: curiosidades da natureza foram destaque entre os interesses dos leitores

Em clima de fim de ano – e animação pela chegada de 2024 -, relembramos no Portal Gaz as reportagens que marcaram 2023, seja pela relevância ou curiosidade do assunto. Entre as matérias mais lidas, a natureza teve surpreendente participação. E em dose dupla! O aparecimento de larvas em Santa Cruz do Sul e um inusitado formato do ninho de um João-de-Barro estão entre os links mais acessados do Gaz durante o ano.

A primeira reportagem foi publicada em agosto, quando diversos leitores relataram o aparecimento de bolos de larvas escuras, chamando a atenção e até preocupando a população. À época, conversamos com o biólogo do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreas Köhler, que explicou a origem e risco dos bichos vistos na natureza e até nas calçadas.

LEIA:

Já a segunda matéria, cuja repercussão chamou atenção, foi publicada em outubro. O ninho incomum de João-de-Barro foi encontrado em Linha Capão Grande, interior de Venâncio Aires. A peculiaridade era de que a porta de entrada do abrigo não havia sido construída na lateral da moradia, mas no topo. Normalmente, o acesso fica na direção contrária ao vento e à chuva, diferente desta. Novamente o biólogo Andreas Köhler detalhou a situação: “É esquisito, com certeza”.

Publicidade

Aparecimento de larvas preocupou

O aparecimento de bolos de larvas escuras chamou a atenção em Santa Cruz no começo de agosto. Elas eram vistas, principalmente, em deslocamento por gramados e calçadas. O biólogo Andreas Köhler revelou, à época, que se tratam de larvas de vespas, também conhecidas como mata-porcos, bicho da chuva ou lagarta-preta, que se reproduzem durante os períodos chuvosos.

Segundo ele, o deslocamento em grupo é para evitar a ação de predadores, principalmente nos períodos de migração. O nome popular mata-porcos se deve ao fato dessas larvas ficarem sob folhagens ou entre o pasto. Isso aumenta o risco para animais que se alimentam de plantas. Se houver a ingestão das larvas, suínos ou bovinos podem ter mudanças bruscas de comportamento e mal-estar. Se o quadro não for identificado a tempo, os animais podem morrer em até 2 dias.

A reportagem teve grande repercussão e acessos, assim como o vídeo publicado no Instagram do Gaz. O reels teve 54,7 mil visualizações em pouco tempo, chamando atenção com imagens das larvas.

Publicidade

Larvas eram vistas na natureza e nas calçadas | Foto: Anoar Greff

Arquiteto na natureza: o João-de-Barro trapalhão

O agricultor Guilherme Jessof, morador de Linha Capão Grande, se deparou em outubro com uma casa de joão-de-barro em uma cerca. Apesar de a presença da ave ser bastante comum na região, o abrigo chamou a sua atenção pela porta de entrada ter sido construída no topo. Andreas Köhler confirmou que o formato foge ao padrão das construções feitas pelo joão-de-barro.

Para o professor, o fato de a entrada estar no topo indica que a obra pode ter sido feita por um macho mais novo, sem experiência para erguer uma casa da maneira correta. O bichinho pode ter ficado até sem companheira: conforme o professor, a fêmea, exigente, não costuma ficar satisfeita quando o resultado dá errado, colocando o companheiro em uma situação delicada. “Duvido que ela tenha aceitado o ninho para chocar os ovos na chuva. E, quando não aceita, tem duas opções: ou faz uma casa nova que agrade a fêmea ou ela vai procurar outro companheiro”, explicou, na época.

Ninho peculiar feito pelo joão-de-barro chamou a atenção de moradores em uma propriedade de Linha Capão Grande | Foto: Divulgação

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.