Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Retomada no pós-pandemia foi prioridade da gestão da Assembleia Legislativa

Foto: Galileu Oldenburg

No próximo dia 31 de janeiro, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) encerrará a sua gestão à frente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Mais votado do partido em 2018, ele assumiu em 2021 o desafio de comandar o Legislativo gaúcho no ano em que o Estado enfrentou uma segunda onda de Covid-19 – ainda mais forte do que a primeira e sem vacinação –, o que agravou as consequências sociais e econômicas da pandemia na vida dos gaúchos.

A realidade exigiu uma atuação efetiva para enfrentar a crise sanitária, ao mesmo tempo que a gestão precisou construir um caminho de retomada. Para isso, a Assembleia promoveu o projeto “O RS Pós-Pandemia”, que debateu com especialistas, ouviu a sociedade por meio de pesquisas de opinião e apontou ações emergenciais para o Legislativo e para o Executivo em áreas como saúde, economia, educação e trabalho.

LEIA TAMBÉM: Kelly Moraes assume a presidência da Assembleia Legislativa

Publicidade

Aos 37 anos, Gabriel Souza está em seu segundo mandato como deputado estadual. Após ter sido líder do governo de José Ivo Sartori durante três anos e articular no Parlamento uma agenda de reformas estruturais do tamanho do Estado, Souza conduziu a Assembleia Legislativa em iniciativas com resultados concretos: R$ 5 milhões para 55 pronto-atendimentos e R$ 90 milhões para mais de 250 hospitais do Estado.

Sob a sua liderança, o protagonismo do Legislativo também resultou na aprovação de leis importantes, como o auxílio emergencial de apoio à atividade econômica e de proteção social, a inclusão da educação como critério de distribuição do ICMS para os municípios e o teto de gastos do Estado. A construção de uma nova proposta sobre a regionalização do saneamento – que garantisse mais autonomia aos gestores municipais – teve a mediação do presidente desde o início. Por meio de diálogo e convergência, ele garantiu a aprovação da nova norma.

LEIA TAMBÉM: Assembleia revoga reajuste de 117% na cota parlamentar

Publicidade

Ações de modernização e atualização das práticas da Assembleia Legislativa também foram realizadas no ano passado. Houve, por exemplo, a aprovação da primeira reforma do regimento interno da Casa em 30 anos, bem como a criação de um novo site e novas formas de ouvir a população. “Sempre defendi que o Parlamento precisa estar conectado com a sociedade que representa, no tempo dela, para que ele seja capaz não só de representar, mas de atender as necessidades atuais dos gaúchos”, ressalta o deputado.

Gabriel Souza tem afirmado que, durante a sua gestão, a Assembleia Legislativa mais ouviu do que falou. Por meio de pesquisas qualitativas, apropriou-se da opinião de milhares de gaúchos que apontaram caminhos a serem seguidos para a saída da crise provocada pela pandemia de Covid-19. Ele garante que esta é a sua forma de fazer política, um jeito moderno, que prioriza a interação, participação e coletividade. E é assim que o deputado pretende continuar pautando a sua vida pública.

LEIA TAMBÉM

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.