Um show de som, luzes e muita emoção. Assim pode ser descrita a encenação da Paixão de Cristo realizada pela Andarilhos Companhia Teatral na noite dessa sexta-feira, 15, no Centro de Eventos Forno de Cal, nas proximidades da Praia dos Ingazeiros, em Rio Pardo. Cerca de 60 atores locais participaram da peça, que emocionou centenas de pessoas. O evento voltou a ocorrer após dois anos em decorrência da pandemia. A direção foi de Dmitri Rodrigues, com roteiro da dramaturga Letícia Mendes. O ator Eduardo Ezequiel interpretou Jesus Cristo.
Com duração de cerca de duas horas, a Paixão de Cristo prendeu a atenção do público, que não se intimidou com a baixa temperatura do fim da noite e prestigiou a apresentação até o encerramento, por volta das 23 horas. O Centro de Eventos Forno de Cal passou por reformas e voltou a sediar a encenação após sete anos. Anteriormente, vinha sendo realizada na Praça da Matriz.
Essas melhorias foram exaltadas pelo diretor Dmitri Rodrigues. “Para nós, é muito importante. Boa parte dos integrantes se acostumou a ocupar esse espaço, que é lindíssimo”, disse. Segundo Dmitri, as novas estruturas do local, que remetem a templos e palácios, possibilitaram a inclusão de novas cenas e animaram os atores. “Poder voltar para o Forno de Cal depois desse tempo todo é delicioso. Deu um ânimo muito grande para o pessoal”.
Publicidade
Os ensaios começaram logo depois do Carnaval e duraram cerca de 45 dias, tempo considerado curto e que exigiu muita dedicação dos atores. “O nosso elenco está acostumado com um ritmo de trabalho intenso”, afirmou. “Mesmo assim, nós conseguimos ter coesão e todos estavam muito bem preparados para estar aqui hoje.” O diretor também atuou em um trecho da peça.
LEIA MAIS: Encenação da Paixão e Morte de Cristo emociona o público
Além da encenação, a programação contou com apresentações das estátuas vivas no Solar do Almirante, na Igreja São Francisco e em frente à Brigada Militar. A promoção foi da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com o grupo Gempoca. O titular da pasta, Tiago Mello, agradeceu ao público pela presença e destacou a reintegração da população de Rio Pardo com os eventos e apresentações religiosas e culturais da Cidade Histórica.
Publicidade
Procissão do Senhor Morto
Depois de dois anos suspensa em razão da pandemia, a Procissão do Senhor Morto retornou ao formato tradicional neste ano e levou milhares de pessoas às ruas do Centro de Rio Pardo. A celebração teve início por volta das 17 horas, na Igreja Matriz, e foi conduzida pelo padre Maurizan do Nascimento. Às 18h20 ocorreu a descida da cruz, quando a imagem de Jesus foi colocada em um esquife e teve início a caminhada.
Seguindo a tradição, muitas pessoas percorreram o trajeto de cerca de dois quilômetros com os pés descalços para pagar promessas ou agradecer por graças alcançadas. Uma delas foi a dona de casa Isabel Rodrigues, de 37 anos.
“Vim agradecer pela saúde da minha família. Depois de dois anos, agora voltamos também para pedir que Deus continue nos abençoando”, comentou. Ela estava acompanhada do marido Leandro e do filho João Miguel.
O padre Maurizan também comemorou a possibilidade de realizar novamente a celebração. “Rio Pardo é uma cidade de muita fé. Respeitamos muitos protocolos para poder estar aqui hoje”, salientou o religioso. Ele também exaltou a grande participação da comunidade nos eventos da Semana Santa e convidou a todos para que continuem prestigiando até o domingo de Páscoa.
Publicidade
Também presente ao local, o prefeito Rogério Monteiro (MDB) foi mais um a comemorar o retorno da procissão. “Eu e minha família somos católicos. Foi um momento de grande alegria nos nossos corações. Estamos muito satisfeitos”, disse. Ele elogiou o empenho do secretário de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Tiago Mello, e de toda a equipe da pasta pela organização. “Foi um trabalho incansável.”
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade