Embora a goleada histórica do Grêmio sobre o Inter no Gre-Nal 407 por 5 a 0 tenha sido a partida mais comentada, a 17ª rodada do Brasileirão 2015 teve mais nove jogos. Entre os duelos do final de semana, destaque para dois clássicos estaduais, que terminaram empatados. A rodada foi boa para o Grêmio, que aproveitou os tropeços das equipes da parte de cima da tabela e subiu cinco posições, voltando ao G-4. O Galo, apesar do empate, também se deu bem e permanece na liderança. Confira como foram as partidas:
Avaí 1 x 0 Fluminense
Na partida que abriu a 17ª rodada, o Avaí quebrou uma sequência de três jogos sem vencer. A equipe catarinense derrotou o Fluminense no Estádio da Ressacada por 1 a 0, gol do ex-gremista André Lima, e respirou na tabela. O time comandado por Gilson Kleina segue na 16ª posição, com 20 pontos, mas abriu cinco de vantagem para a primeira equipe dentro da zona de rebaixamento, o Goiás, que tem 15 pontos. Já o Flu de Ronaldinho Gaúcho perdeu a chance de se aproximar do líder Galo e caiu para a quarta posição, com 30 pontos.
Publicidade
O ex-gremista André Lima marcou o gol da vitória do Avaí sobre o Fluminense
Foto: Jamira Furlani/Avaí F.C.
Santos 3 x 0 Coritiba
Outra equipe que afastou a má fase foi o Santos. Contando com o apoio de 12 mil torcedores, a equipe paulista goleou o Coritiba por 3 a 0, na Vila Belmiro. O garoto Geuvânio abriu o placar e o lateral Ivan, contra, ampliou a vantagem santista na etapa inicial. No segundo tempo, Ricardo Oliveira definiu o marcador e se mantém na artilharia da competição, com 10 gols. O Peixe subiu uma posição e agora é o 14º, com 20 pontos, cinco acima do Z-4, enquanto o Coxa permanece em situação complicadíssima. É o lanterna do Brasileirão, com apenas 12 pontos.
Publicidade
Vasco 0 x 0 Joinville
No duelo das equipes de pior ataque do Brasileirão, o placar não poderia ter sido outro. Vasco (apenas oito gols) e Joinville (balançou as redes nove vezes) ficaram no 0 a 0, no Maracanã, em uma partida medonha. Herrera, que perdeu um gol inacredítável há duas semanas, voltou a “aprontar”, desperdiçando ótima chance para marcar o gol que daria a vitória ao clube carioca. De destaque mesmo, somente o show da torcida vascaína, que compareceu em ótimo número. Mesmo com a má fase, 43 mil torcedores assistiram ao jogo no estádio. Joinville e Vasco estão empatados na 18ª posição, com 13 pontos.
Atlético-PR 1 x 1 Sport
Publicidade
Diferente da outra partida da manhã, Atlético-PR e Sport fizeram uma partida bastante movimentada na Arena da Baixada, digna de duas equipes que fazem ótima campanha no Brasileirão. Marlone abriu o placar para a equipe pernambucana no primeiro tempo. Os visitantes resistiram bravamente durante toda a etapa final. Mas o árbitro assinalou sete minutos de acréscimo e, aos 52 minutos, Vilches empatou a partida. O Furacão é o sexto colocado, com 29 pontos. Já o Sport está uma posição acima, com 30 pontos.
Atlético-PR buscou o empate com um gol polêmico aos 52 minutos do 2º tempo
Foto: Divulgação/Atlético-PR
São Paulo 1 x 1 Corinthians
Publicidade
Foi um jogaço no Morumbi. Se as torcidas ficaram devendo (pouco mais de 31 mil torcedores compareceram), os times fizeram uma grande partida, com muitas chances para as duas equipes e também um pouco de polêmica. O jovem Luciano abriu o placar para os visitantes no primeiro tempo, mas Luis Fabiano empatou logo no início da etapa final. Nos minutos finais da partida, em um lance confuso, o árbitro gaúcho Leandro Vuaden deixou de marcar um pênalti para o Tricolor paulista, que caiu para a oitava posição, com 28 pontos. O Timão perdeu a chance de se igualar ao líder Atlético-MG na tabela e segue em segundo, com 34 pontos.
Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras
Pouco mais de dois meses após ser demitido do comando do Cruzeiro, Marcelo Oliveira voltou ao Mineirão, agora como treinador do Palmeiras. Bicampeão brasileiro pelo clube em 2013 e 2014, Oliveira foi ovacionado pela torcida celeste. Mas não saiu de campo com a vitória. O time mineiro venceu por 2 a 1, com gols de Alisson e Arrascaeta, enquanto Cristaldo anotou para os visitantes. O resultado ameniza a situação do Cruzeiro, que subiu para o 11º lugar, com 21 pontos, se afastando da zona de rebaixamento. O Verdão perdeu a chance de entrar no G-4 e caiu para a sétima posição, com 28 pontos.
Publicidade
Seleção Brasileira? Não. Era o Palmeiras, que não deu sorte com o uniforme novo
Foto: Fred Magno/Lightpress
Ponte Preta 1 x 0 Flamengo
Depois de sete jogos, enfim o torcedor ponte-pretano voltou a comemorar uma vitória no Brasileirão. Pior para o Flamengo, que viu seus jogadores acertarem a trave em três oportunidades e não conseguiu marcar um gol no Moisés Lucarelli. Pablo anotou o tento solitário dos donos da casa, na estreia do técnico Doriva, contratado para substituir Guto Ferreira. A Ponte Preta subiu três posições e agora está em 10º, com 22 pontos. Já o Rubro-Negro estacionou nos 20 pontos e caiu para a 13ª posição.
Goiás 0 x 0 Atlético-MG
Fora de casa, o líder Galo arrancou um empate sem gols contra o Goiás, no Serra Dourada. O resultado, diante de uma equipe que está na zona de rebaixamento, poderia ser lamentado caso as demais equipes da ponta de cima da tabela vencessem. Como isso não aconteceu, o pontinho conquistado foi comemorado pela equipe mineira, que foi aos 36 pontos. O Esmeraldino, que não vence há cinco jogos, está na 17ª posição, com 15, cinco abaixo da última equipe fora do Z-4.
Chapecoense 2 x 2 Figueirense
A rodada encerrou com um movimentado clássico catarinense na Arena Condá. Contando com o apoio da torcida, a Chapecoense abriu 2 a 0, com gols de Bruno Rangel e Tiago Luis. Tudo indicava uma vitória dos donos da casa. Mas o Figueirense reagiu e chegou ao empate com belos gols de Marcão e Dudu. Com o resultado, o Alvinegro de Florianópolis aumentou para oito o número de partidas sem perder para a equipe do Oeste catarinense, que desperdiçou a chance de se aproximar do G-4. O time é o nono, com 24 pontos. O Figueirense caiu para 15º, com 20 pontos.
Chapecoense e Figueirense empataram em 2 a 2 na Arena Condá
Foto: Divulgação/Chapecoense
Jogos da 18ª rodada:
Quarta-feira, 12
19h30
Coritiba x Palmeiras – Couto Pereira
Flamengo x Atlético-PR – Maracanã
21 horas
Santos x Vasco – Vila Belmiro
Goiás x Chapecoense – Serra Dourada
22 horas
Internacional x Fluminense – Beira-Rio
Corinthians x Sport – Arena Corinthians
Figueirense x São Paulo – Orlando Scarpelli
Quinta-feira, 13
19h30
Ponte Preta x Avaí – Moisés Lucarelli
21 horas
Atlético-MG x Grêmio – Mineirão
Joinville x Cruzeiro – Arena Joinville