Regional

Restrições da pandemia contribuíram para fomentar o turismo em Sinimbu

Com a chegada da 18ª Exposin – Feira Comercial, Industrial e Agropecuária de Sinimbu -, o município ganha mais visibilidade e o potencial turístico, muito explorado nos últimos dois anos, também recebe incremento com a realização da festa. Durante a pandemia, em 2020 e 2021, Sinimbu viu crescer a presença de turistas da região e de outras partes do Estado. Além disso, aumentaram as opções de hospedagens, fazendo girar a economia. 

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, comenta que o turismo já vinha acontecendo, mas durante a pandemia o setor realmente ganhou mais força. “As pessoas buscaram lugares novos e diferentes, muitas vezes próximos, para respirar ar puro e sair dos grandes centros. Como a pandemia exigia o isolamento social, era comum as pessoas buscarem lugares alternativos, pouco conhecidos, para visitar e conhecer.”

LEIA TAMBÉM: Sinimbu no Futuro: projeto inovador voltado às novas profissões é lançado em Sinimbu

Publicidade

De acordo com Sandra, os próprios empreendedores se deram conta de que é possível investir na atividade e ter retorno. Apesar de a maioria dos visitantes ser do Vale do Rio Pardo, o município tem recebido gente de todo o Rio Grande do Sul. “E há até estrangeiros empreendendo em Sinimbu, pois enxergaram o potencial do nosso município no turismo rural”, complementa a prefeita.

Novos lugares e hospedarias

De acordo com Sandra Backes, o Lago Esmeraldino e a Cascata do Salto Rio Pardinho são os pontos mais conhecidos. Contudo, a Prefeitura de Sinimbu trabalha para aliar a visita a esses lugares aos empreendimentos e demais pontos que teriam o mesmo potencial. “O movimento em torno do turismo no município ocasionou a descoberta de inúmeras cachoeiras e pontos turísticos naturais nas mais diversas localidades. Um exemplo é a Volta das Cachoeiras na região serrana, que vem despertando interesse e curiosidade de muitas pessoas. Outro exemplo é o Recanto Enxaimel, que oferece caminhadas, café colonial e hospedagem e recebe grupos de visitantes constantemente”, ressalta. 

LEIA TAMBÉM: Projeto de lei prevê orçamento de R$ 54 milhões para Sinimbu em 2023

Publicidade

Além disso, inicialmente, Sinimbu contava apenas com o Hotel Três Irmãos. “Logo na sequência, foi reestruturada a Pousada Haas [Antiga Pousada Engelmann], em Alto Sinimbu. Com a pandemia e o despertar do turismo, surgiu ainda a possibilidade de se hospedar no Casarão Serrano e na Pousada Gralha Azul em Pinhal Santo Antônio, Rancho da Coxilha em Linha Almeida, Recanto Enxaimel em Linha Rio Grande e a Casa do Caminho na Linha Inverno. Também está em fase final de construção o Chalé Alpes de Melissa, em Paredão”, detalha a prefeita.

Saiba mais

Planos

Agora, o objetivo é continuar a fomentar o setor. “Como poder público, buscamos apoiar por meio da divulgação dos empreendimentos e no fornecimento de capacitações aos empreendedores”, diz Sandra. Ainda segundo a prefeita, há um grupo que participa do curso de Turismo Rural promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, em parceria com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e Senar. O governo também está formatando um novo espaço no site do município, além da criação de redes sociais específicas para o turismo de Sinimbu, para que seja possível encontrar informações e contatos.

LEIA TAMBÉM: Sinimbu terá novo empreendimento turístico

Publicidade

Cicloturismo

O município também recebe muitos ciclistas no chamado cicloturismo. Por isso, conforme Sandra Backes, juntamente com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Sinimbu já encaminhou ao governo do Estado o projeto para implantação de uma ciclofaixa na RSC-471. O projeto prevê a implantação de uma ciclofaixa nos mais de 20 quilômetros de extensão da rodovia que liga Sinimbu a Santa Cruz. Além da faixa específica para bicicletas, o projeto prevê a construção de pontos de apoio a cada cinco quilômetros com bancos, cobertura, iluminação e água para auxiliar os ciclistas e iniciantes. De acordo com Sandra, o projeto depende agora da liberação de recursos para a execução.

18ª Exposin: principal evento do município começa nesta sexta-feira

Sinimbu está em clima de festa porque nesta sexta-feira, 11, começa a 18ª Exposin. A retomada do principal evento local é aguardada com ansiedade pela comunidade e entidades organizadoras. A festa ocorre junto ao pátio da Comunidade Católica, com ingressos gratuitos ao parque, bailes e shows. O evento é promovido pela Prefeitura de Sinimbu e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis). O objetivo é estimular resgates culturais, históricos e gastronômicos, manter viva a história do município, proporcionar momentos de conhecimentos, trocas de experiências e valorizar o comércio e a agricultura locais. 

Festa da retomada será realizada junto ao pátio da Comunidade Católica, com ingressos gratuitos para o parque, bailes e shows | Foto: Aline Haag/Divulgação/GS

LEIA MAIS: Soberanas de Sinimbu divulgam atrações da Exposin

Publicidade

Nas últimas semanas, as soberanas de Sinimbu, rainha Yasmim Iser e princesas Geovana Selig e Tchúlia Wegner, percorreram municípios da região para oficializar os convites para a Exposin. Nessa segunda-feira, 7, juntamente com a prefeita Sandra Backes e o presidente da Cacis, Thomas Koch, convidaram o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior.

“Estamos muito ansiosos e felizes com o trabalho realizado até aqui para deixar tudo pronto para a abertura da 18ª Exposin, a edição da retomada. Iremos mostrar as potencialidades do município e promover a cultura, integração e alegria durante os cinco dias de programação. A expectativa é de que a feira supere os resultados da última edição e traga ao município um grande número de visitantes, proporcionando uma vasta experiência cultural, gastronômica e turística a todos”, afirma Thomas.

ASSISTA: no Gazeta Notícias desta sexta-feira tem um convite para a Exposin

Publicidade

A prefeita Sandra afirma que a expectativa é de que a 18ª Exposin seja uma das maiores já organizadas. “É a edição de retomada, depois de dois anos sem ter sido realizada. Esperamos agora um grande público, pois temos atrações variadas e ingressos gratuitos de acesso ao parque e aos bailes. A comercialização de estandes na Feira Comercial foi muito positiva, e esperamos que os expositores também tenham êxito na apresentação e venda de seus produtos”, salienta a prefeita.

Assim como em outras edições, a Exposin contará com Feira Comercial e Exposições, Desfile Temático, Jogos Germânicos, Encontro de Trilheiros, Encontro da Terceira Idade, Jogos Germânicos e apresentações artísticas e culturais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.