Restos mortais de Dom Henrique Froehlich serão transladados no domingo

No domingo, 29, será realizado o translado com os restos mortais do 1º Bispo Diocesano de Sinop, Mato Grosso, Dom Henrique Froehlich. A urna está prevista para sair do cemitério local às 7h15min e será acompanhada por procissão motorizada, que irá percorrer avenidas de Sinop, passando pela Igreja Santo Antônio – primeira Paróquia de Sinop e sede episcopal da Diocese por longos anos, até a inauguração da atual Catedral.

Em seguida, o cortejo seguirá até a Catedral, onde será celebrada missa de Ação de Graças pela vida de Dom Henrique, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Canísio Klaus. Familiares e amigos do bispo participarão da homenagem.

LEIA MAIS: Restos mortais de Dom Henrique Froehlich serão transferidos para cripta

Publicidade

Histórico

Dom Henrique Froehlich nasceu em 22 de novembro de 1919, na comunidade de Cerro Alegre, em Santa Cruz do Sul, sendo o mais jovem de uma família de 12 irmãos. Aos 13 anos, ingressou no seminário e foi ordenado padre pela Companhia de Jesus em 3 de dezembro de 1952.

Em 1961, foi enviado para a missão jesuítica de Diamantino, como seu superior. Em 29 de novembro de 1971, foi designado, pelo Papa Paulo VI, para a Prelazia de Diamantino.

Sua sagração episcopal ocorreu em Santa Cruz do Sul. Dom Henrique criou as Paróquias de Vera (1973), São José do Rio Claro (1975), Denise (1977) e Santo Afonso (1980).

Publicidade

O Papa João Paulo II elevou a Prelazia de Diamantino à condição de diocese pela bula Cum Praelaturae, de 16 de outubro de 1979. Pela bula Quo Aptius, de 6 de fevereiro de 1982, foi criada a Diocese de Sinop, desmembrada da de Diamantino, e para a qual Dom Henrique foi transferido em 25 de março do mesmo ano.

Ele renunciou ao episcopado em 22 de março de 1995 ao atingir a idade canônica – 75 anos – e permaneceu em Sinop. Faleceu em 28 de dezembro de 2003, aos 84 anos.

Destino

Em 2021, a Diocese, por meio do bispo Dom Canísio Klaus e execução da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, fez a cripta dos bispos na catedral, com quatro sepulturas. A obra foi realizada com a doação total de benfeitores, concluída e abençoada em 9 de setembro. Diante disso, foram iniciadas as tratativas para exumação e translado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Dom Aloísio Dilli volta a Santa Cruz após visita ao Vaticano

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.