Os restos mortais do bispo santa-cruzense Dom Henrique Froehlich serão transferidos no dia 29 de maio do cemitério para uma cripta instalada no interior da Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Sinop, no Mato Grosso. O religioso nasceu em Santa Cruz do Sul em 1919 e, após ser ordenado sacerdote, em 1952, foi destinado para a região Centro-Oeste, onde trabalhou durante toda a vida até o falecimento, em 2003.
Conforme o padre João Alberto Konzen, o padre Beto, Dom Henrique sempre manifestou a vontade de ser sepultado junto ao povo de Sinop. Após a morte, a família concordou que os restos mortais seriam transferidos para dentro da Catedral de Sinop quando esta tivesse a estrutura adequada. Em 2021, por iniciativa do bispo de Sinop, Dom Canísio Klaus, a cripta com quatro sepulturas foi construída para abrigar os corpos dos bispos daquela cidade.
LEIA TAMBÉM: Santuário de Schoenstatt completa 43 anos de inauguração
Publicidade
Em janeiro deste ano, Dom Canísio e padre Beto vieram a Santa Cruz para uma reunião com a família de Dom Henrique, para tratar da exumação e transferência dos restos mortais para o novo local. Após a autorização, a data definida foi 29 de maio de 2022, quando familiares do religioso estarão em Sinop para a cerimônia.
Jesuíta, Dom Henrique Froelich começou a vida religiosa em Uriati, município distante 450 quilômetros de Cuiabá. No local, teve os primeiros contatos com povos indígenas, com os quais desenvolveu o trabalho como missionário e intermediou conflitos. Em 1961, foi designado para a Prelazia de Diamantino, e em 1971 se tornou bispo, ordenado pelo arcebispo-cardeal Dom Alfredo Vicente Scherer, com auxílio de Dom Antônio Barbosa, bispo de Campo Grande, e de Dom Alberto Etges, bispo de Santa Cruz do Sul.
Além de segundo bispo da diocese de Diamantino, foi também o primeiro da diocese de Sinop, fundada em 1982 por ordem do papa João Paulo II. Renunciou ao episcopado em 1995, quando atingiu a idade canônica de 75 anos, e permaneceu como bispo emérito atuando junto do substituto, Dom Gentil Delazari. Faleceu em 28 de dezembro de 2003, aos 84 anos, no Hospital Santo Antônio, construído naquele município a partir de iniciativa dele.
Publicidade
LEIA MAIS: Novo Santuário de Schoenstatt será implantado no Bairro Goiás
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.