A garantia da convivência familiar e a integração do idoso na comunidade estão entre os vários desafios do envelhecimento saudável e com qualidade de vida. Nem sempre a permanência do idoso em casa é possível. Assim, a opção pela moradia em uma instituição de longa permanência (Ilpi), também chamada de residencial geriátrico e casa de repouso, pode ser a única alternativa.
Denise Lopes, enfermeira e proprietária do Residencial Geriátrico Bela Vista, diz que, por muito tempo, no Brasil, essas instituições sofreram o preconceito de que os residentes seriam esquecidos ou colocados lá para não incomodar a família. “Essas crenças estão extremamente erradas. As instituições têm um papel importante na sociedade, que muitas vezes não é valorizado. Algumas acolhem pessoas em situações de rua, sem familiares, sem condições financeiras, além das privadas”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Conheça os projetos habitacionais que estão sendo viabilizados em Santa Cruz
Publicidade
As instituições podem oferecer muitos benefícios para os residentes. Entre eles:
LEIA TAMBÉM: Mercur apresenta novo DNA ao celebrar os 99 anos da empresa
Denise enfatiza que o processo de adaptação do idoso a um residencial para a terceira idade deve ser feito com toda a cautela, atenção e sob cuidados. Cada Ilpi tem o próprio protocolo, mas todas precisam estabelecer critérios que tragam segurança e comodidade para o idoso, que de fato vive ali um momento de mudança radical, passando a habitar um novo lar.
Publicidade
A ida para uma instituição pode ter sido uma escolha própria, necessidade ou mesmo decisão familiar, mas a verdade é que aquela pessoa passará por uma transformação de vida. Deixará de morar na própria casa, ou na residência de um familiar, e viverá em um residencial especializado para receber pessoas da terceira idade, uma moradia coletiva. “O novo morador precisa se sentir literalmente em casa, afinal ali será sua nova moradia. Portanto, antes de tudo, ele precisa se sentir seguro ali. Precisa se certificar de que será bem cuidado, de que é bem-vindo e querido”, salienta a enfermeira.
LEIA TAMBÉM: Etarismo dificulta inserção de trabalhadores com mais de 50 anos nas empresas
Uma boa adaptação prevê:
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.