Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para o 2º Simpósio da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz (HSC) e 1ª Mostra de Trabalhos. O evento ocorrerá nos dias 3 e 4 de setembro, no Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), localizado no campus sede. O prazo para inscrição de trabalhos se encerra no domingo, dia 19 de agosto. As vagas são limitadas.
O simpósio terá como enfoque o olhar multiprofissional sobre o paciente crítico, abordando, além disso, temas diversos de interesse dos profissionais da saúde sobre as tendências de atuação em urgência, emergência e terapia intensiva. Prevê também a apresentação de trabalhos na modalidade de pôster, possibilitando aos participantes compartilhar experiências e pesquisas no âmbito da saúde.
Em dois dias, totalizando quatro turnos de palestras e mesas redondas, o evento espera discutir a intervenção multiprofissional em pacientes cardíacos e politraumatizados. As mesas redondas visam abordar temas e situações frequentemente atendidas em serviços de emergência e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), como tentativas de suicídio, cuidados paliativos, uso prolongado de antibióticos e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Publicidade
Parecer de reconhecimento
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) do Hospital Santa Cruz (HSC) recebeu, no final de julho, o parecer de reconhecimento do Ministério da Saúde, por meio de ofício enviado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), juntamente à relação do número de cada egresso do programa para inclusão no certificado de especialista em Intensivismo/Urgência e Trauma. O PRMS foi implantado na Instituição em 2014 e forma residentes nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Odontologia, Educação Física e Serviço Social.
Conforme a coordenadora do programa e da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) do Hospital, professora Dulciane Paiva, trata-se de uma conquista de relevo. “A partir desse reconhecimento, a comissão se torna habilitada a emitir os certificados de especialistas aos residentes”, explica. “A implantação do programa na Instituição trouxe um impacto positivo no atendimento aos pacientes admitidos no Hospital Santa Cruz e impulsionou uma melhor qualificação dos preceptores e tutores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em serviço, que se configura na base da formação do residente”, destaca a professora.
Publicidade
Dulciane ressalta ainda que o desenvolvimento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no HSC ocorreu pautado em importantes parcerias com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e com a Secretaria Municipal de Saúde. “Isso possibilitou a qualificação de profissionais para atuarem em sistemas e serviços públicos no âmbito hospitalar e da rede de saúde abrangendo os momentos pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar nos diferentes níveis de complexidade da área de concentração de urgência e trauma com práticas alinhadas aos princípios do SUS”, complementa.
This website uses cookies.