Categories: Regional

Resgate de égua à beira da morte tem final feliz em Santa Cruz

Mais um caso de crueldade contra animais ocorreu em Santa Cruz do Sul na última quarta-feira, 16. Porém, ao contrário dos diversos relatos tristes divulgados através das redes sociais diariamente, este, em especial, teve um final feliz. Uma égua foi localizada bastante debilitada em uma vala situada às margens da BR-471, em frente ao Santuário de Schoenstatt, por uma mulher que trabalha na Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat), chamada Janete Oliveira. Assim que avistou o animal à beira da morte, Janete entrou em contato com integrantes do projeto Cavalo de Lata – iniciativa santa-cruzense que viabiliza a produção de carros alternativos às carroças que utilizam e exploram cavalos – para pedir ajuda.

Em seguida, a jornalista Ana Paula Knak, e o marido, Jason Vargas, sócios-criadores do projeto, se deslocaram até o ponto descrito por Janete. Ao chegar lá, a égua acinzentada encontrava-se muito fraca, com uma corda amarrada no pescoço, machucada, molhada e com muita sujeira pelo corpo. “Mesmo sem muita esperança, liguei para pedir reforços. Afinal, ela ainda mexia os olhos e respirava”, contou Ana. Um veterinário foi acionado e rapidamente chegou ao local para prestar os primeiros socorros. Algum tempo de ajuda depois, a égua conseguiu levantar, ainda relutante.

Após comer, o animal conseguiu caminhar. “Eu não sabia se ria ou chorava e senti esperança novamente. Uma esperança diferente de todas que já senti”, lembrou Ana. Não é à toa que a égua de cor cinza agora atende pelo nome de Esperança. Ana conta que um boletim de ocorrência foi registrado na polícia para que, caso o dono do animal seja identificado, ele possa ser acionado judicialmente por maus-tratos. Enquanto isso, Esperança descansa e recebe os cuidados necessários no Canil Municipal de Santa Cruz do Sul. “Fizemos uma rede de resgate. Acionei algumas amigas e elas já levaram vacinas, vermífugos, ração e feno para ela”, detalhou Ana.

Publicidade

Além disso, a Guarda Municipal e a secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade também foram avisadas sobre o caso para facilitar a transferência de Esperança para o Canil. Na próxima semana, conforme Ana, o animal estará apto para ser adotado.

Projeto de lei visa coibir uso de carroças de tração animal

O vereador do PSDB, Gerson Trevisan, elaborou um projeto de lei que propõe a redução gradativa do número de veículos de tração animal (VTA) no município de Santa Cruz.  Segundo Trevisan, a iniciativa visa, também, oferecer a possibilidade de qualificação profissional para que os condutores de carroças migrem de atividade. Em uma publicação numa rede social, onde explica a idealização do projeto, o vereador conta que a proposta também sugere a substituição de carroças por “cavalos de lata”, veículos que trafegam em baixa velocidade e que têm sua tração na forma elétrica ou mecânica, com ou sem a existência de rodas.

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul, esses veículos já são desenvolvidos pelo projeto Cavalo de Lata e são utilizados pelos catadores da Coomcat. A previsão é de que o PL seja votado nos próximos meses. 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.