Duas das indicações do deputado Adolfo Brito saíram vitoriosas na escolha dos vencedores do Prêmio Folha Verde 2019. A Comissão Julgadora, formada por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal ligados ao setor, escolheu como destaque do setor Agricultura Ecológica os Guardiões Mirins de Ibarama, e no setor Agricultura Familiar o vencedor foi a Agroindústria Produtos Coloniais Weber.
Guardiões Mirins de Ibarama:
Em 2010, com o objetivo de dar continuidade às ações de preservação às futuras gerações, foi incentivado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal de Ibarama e Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama (ASCI) a formação do grupo dos “Guardiões Mirins”, onde os guardiões adultos apadrinharam estudantes da rede municipal de ensino com sementes para multiplicação e guarda. Assim, os alunos recebem orientações sobre época de plantio, cuidados e proliferação das sementes, tendo em vista que, todo guardião assume o compromisso de cultivar sua variedade, para que ela nunca se perca ou termine. Atualmente o grupo conta com mais de 60 estudantes.
Publicidade
Agroindústria Produtos Coloniais Weber:
A Agroindústria Produtos Coloniais Weber está localizada em Linha Base, interior de Silveira Martins/ RS, município este que integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana. De propriedade da Senhora Gentila Felin Weber e seu esposo Senhor Romildo Weber, tem como carro chefe a produção da “famosa Cuca Italiana”, além de outros produtos como, pães, bolachas, “grostoli”, “agnoline”, e massas caseiras.
A produção iniciou em 1979, quando dona Gentila, no intuito de ajudar na complementação da renda familiar e também valorizar o que aprendeu com sua mãe, Rosa, sobre a cultura italiana, começou a produzir cucas italianas, produto típico da gastronomia da região. Atualmente a Agroindústria expõe seus produtos na Praça Central do Município, fornecendo à escola municipal e em eventos da região.
Publicidade
“Ficamos muito felizes que os dois representantes da região foram selecionados como vitoriosos do Folha Verde, que é a maior distinção do Parlamento Gaúcho para o setor agropecuário. Com essa distinção, os representantes da região podem conseguir um destaque ainda maior no Estado”, afirmou o presidente da Comissão de agricultura, deputado Adolfo Brito.
A entrega da premiação ocorrerá em solenidade a ser realizada no Teatro Dante Barone, no dia 9 de dezembro, às 16 horas.
Publicidade
This website uses cookies.