Com a reportagem Operação do MP resulta em afastamento de secretários, vice-prefeito e vereador, publicada em 15 de novembro de 2023, a Gazeta do Sul conquistou o primeiro lugar no Prêmio MPRS de Jornalismo 2024. O anúncio dos vencedores ocorreu nessa segunda-feira, 16, na sede administrativa do Ministério Público (MP), em Porto Alegre.
Assinada pelo jornalista Marcio Souza, a matéria trouxe em detalhes os desdobramentos da Operação Controle, que apurou supostas irregularidades em contratos firmados pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A ação desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Gaeco/MPRS) ocorreu em 14 de novembro de 2023. Segundo as investigações, os prejuízos aos cofres públicos poderiam chegar a R$ 47 milhões.
LEIA TAMBÉM: Cobrança do seguro obrigatório, antigo DPVAT, começa em janeiro
Publicidade
À época, além do vice-prefeito Elstor Desbessell (PP), foram afastados os secretários municipais Edemilson Cunha Severo, que respondia pela Administração, Marcio Farias Martins (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Everton Oltramari (Planejamento e Governança) e Valmir José dos Reis (Segurança e Mobilidade Urbana), que mais tarde foram exonerados pela prefeita Helena Hermany (PP). O vereador e líder de governo na Câmara, Henrique Hermany (PP), também foi afastado e acabou renunciando no último dia 8 de outubro.
A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público em abril deste ano e tornou réus 20 pessoas por crimes de organização criminosa, peculato e fraude em licitações e contratos. Quando a operação foi deflagrada, o promotor de Justiça João Beltrame, coordenador do 8° Núcleo do Gaeco/Central, afirmou que em nenhum momento foi identificada a participação da prefeita Helena nos crimes investigados.
Todos os detalhes da Operação Controle, bem como os desdobramentos políticos foram intensamente acompanhados pelos profissionais da redação integrada da Gazeta Grupo de Comunicações. A conquista do prêmio MP de Jornalismo é um reconhecimento a uma das coberturas mais abrangentes realizadas em 2024.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Tá na Hora terá Sérgio Moraes e Alex Knak como painelistas nesta terça-feira
“A Operação Controle foi um fato que atraiu as atenções para Santa Cruz justamente por levantar suspeitas acerca de entes públicos. Nas coberturas, a prioridade foi detalhar e explicar o que estava acontecendo, bem como as repercussões dessas investigações e seus impactos para a comunidade”, ressalta o editor-executivo da Gazeta do Sul, Dejair Machado.
Para Marcio Souza, editor de Política da Gazeta, trata-se da consolidação pelo trabalho desenvolvido de forma integrada. Com 28 anos de jornalismo, ele, que já conquistou outros reconhecimentos ao longo da carreira, salienta a complexidade do caso. “A Operação Controle, como citei quando da inscrição, é um marco na história política de Santa Cruz do Sul, tem muitos meandres, detalhes que devem ser observados, e isso foi feito pelos representantes do MP”, pondera.
Publicidade
A Gazeta do Sul conquistou a primeira colocação no Prêmio MPRS de Jornalismo na categoria Defesa do Patrimônio Público, com a matéria do jornalista Marcio Souza, e é o único jornal do interior do Estado contemplado na edição deste ano.
LEIA TAMBÉM: Mais de 3,3 mil contribuintes de Santa Cruz já pagaram o IPVA; confira valor arrecadado
A Gazeta Grupo de Comunicações também foi premiada em outros concursos ao longo de 2024. A jornalista multimídia do Portal Gaz Paula Colpo Appolinario ficou em primeiro lugar na categoria Jornalismo em Texto, na etapa estadual do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Ela venceu com a reportagem Dipretas: representatividade e empreendedorismo, publicada na edição de maio do caderno Elas.
Publicidade
Com a reportagem Uma aula de rebeldia e luta na década de 1980, o jornalista multimídia da Gazeta do Sul, Julian Kober, conquistou o 3º lugar no prêmio de Excelência Editorial da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS). A matéria premiada saiu em 18 de fevereiro deste ano e aborda o período entre 1980 e 1989, quando professores da rede estadual realizaram greves por direitos e melhorias na educação gaúcha.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.