Estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor José Wilke, de Santa Cruz do Sul, tiveram a oportunidade de aprender sobre plantio e manejo de hortaliças em uma atividade bastante divertida. A iniciativa fez parte do Projeto Repensar Meio Ambiente – Especial Escolas, que teve sua quarta etapa realizada na tarde dessa terça, 8, no educandário.
Mais de 60 crianças participaram da oficina ministrada pelo tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade e técnico da Agroflorestal Afubra, Cleiton Calheiro. Ele explicou que a explanação com os alunos é realizada de forma mais pedagógica para que seja compreendida pelos pequenos. “A ideia é abordar a importância de uma alimentação saudável, a origem desses alimentos, falar que eles não vêm só do supermercado ou da feira e explicar como cada um pode cuidar em casa, em uma hortinha ou até mesmo dentro do apartamento, em um vasinho”, comentou.
LEIA TAMBÉM: Terceira etapa do Projeto Repensar aborda os benefícios da energia solar
Publicidade
Em nome da direção da Gazeta Grupo de Comunicações, que é a realizadora do projeto, o gestor-executivo do grupo, Jones Alei da Silva, enfatizou que o Repensar trata do futuro e, para que ele seja próspero, é preciso estar atento ao meio ambiente. “Estamos semeando para colher bons frutos. Vocês, crianças, são os agentes que poderão transformar o presente de hoje em um futuro melhor. A Gazeta tem como propósito ajudar a transformar o futuro das pessoas para algo melhor do que é hoje”, disse aos estudantes.
Escola atenta ao meio ambiente
A diretora da Escola José Wilke, Doriana Damé, comentou que todas as atividades extracurriculares que são realizadas com os alunos são bem-vindas, pois sempre agregam ao conhecimento que eles adquirem durante as aulas. “Cada aluno passa no mínimo nove horas aqui dentro, e tudo que vem de diferente para eles é maravilhoso. A escola de tempo integral não é só importante porque eles têm quatro refeições por dia ou porque é um lugar bom e seguro, mas também por todo conteúdo que eles conseguem absorver.”
LEIA TAMBÉM: Alunos aprendem como garantir um futuro mais verde na segunda etapa do Projeto Repensar
Publicidade
De acordo com a diretora, a escola já realiza atividades voltadas a práticas sustentáveis, com projeto de reciclagem, plantio de árvores nativas, entre outras. “Também temos horta, que faz muito tempo que cultivamos. Boa parte das hortaliças consumidas na escola vem do que é plantado pelos próprios alunos”, citou.
Iniciativa já contemplou três educandários
O Projeto Repensar Meio Ambiente – Especial Escolas é uma realização da Gazeta Grupo de Comunicações e conta com o patrocínio da Corsan e do governo do Estado. A primeira ação neste ano ocorreu em maio, na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira. Após, foram contemplados os educandários Estado de Goiás e Santa Cruz.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!