Categories: Esportes

Renault oficializa compra da Lotus e retorna após cinco anos

A Renault informou nesta segunda-feira, 21, que finalizou o processo de compra da escuderia Lotus, da Fórmula 1, e assim regressará em 2016 ao campeonato mundial de construtores após cinco anos.
O novo nome da equipe, sua estrutura de gestão, patrocinadores e outros detalhes serão divulgados em fevereiro, em Paris, informou a marca. Durante este período de espera, a Renault criou um conselho de administração, presidido por Jerôme Stoll e com Cyrol Abiteboul como diretor geral.

O processo de compra começou em 28 de setembro e foi praticamente sacramentado em 3 de dezembro. A Renault tem 300 GPs disputados na Fórmula 1, com 35 vitórias, 51 poles e 100 pódios. O principal piloto que dirigiu pela escuderia foi o espanhol Fernando Alonso, com 105 GPs e 17 vitórias, além dos título mundial das temporadas 2005 e 2006.

A escuderia estreou em 1977 e saiu pela primeira vez da competição em 1985. Retomou os trabalhos em 2002 e seguiu até 2009 com um carro com seu nome no grid. Entre 2009 e 2011 passou a ser apenas fornecedora de motores, quando vendeu a equipe para o Grupo Genii.

Publicidade

Com a oficialização da volta à categoria, a Renault terá no grid da Fórmula 1 em 2016 o venezuelano Pastor Maldonado e o novato britânico Jolyon Palmer, que assume a vaga de titular com a saída de Romain Grosjean para a nova equipe, a norte-americana Haas.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.