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Renault lança carro de R$ 30 mil vendido apenas pela internet

Com novos conceitos de carro popular e forma de venda, a marca francesa Renault pretende se aproximar mais das cinco maiores fabricantes brasileiras e aumentar sua fatia no mercado, hoje de 7,3% no segmento de automóveis e comerciais leves, o que a coloca em sétimo lugar no ranking. 

O Kwid, carro subcompacto com estilo de utilitário-esportivo (SUV) foi lançado ontem com preço a partir de R$ 30 mil. Só não é o mais barato do mercado porque o Chery QQ, com vendas insignificantes, custa R$ 26 mil. Até o fim do ano, o modelo da Renault será vendido apenas pela internet.

A empresa acredita que o Kwid, fabricado em São José dos Pinhais (PR), em breve será o carro-chefe da marca, posição hoje do Sandero, com 45.530 unidades vendidas neste ano. O novo modelo também é a aposta da Renault para alcançar uma fatia de 8% a 10% do mercado, uma antiga meta da marca.

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“Nosso objetivo estratégico é chegar ou até ultrapassar os 8% de participação”, diz o presidente da Renault América Latina, Olivier Murguet. O investimento da marca no lançamento do Kwid é uma demonstração do que a empresa espera do modelo.

Tratado como SUV dos compactos, o Kwid disputará mercado principalmente com Fiat Mobi e Volkswagen up!, cujos preços partem de R$ 34,2 mil e R$ R$ 38 mil, respectivamente. A versão intermediária custa R$ 35 mil e a mais cara, R$ 40 mil, por isso também estão na lista de concorrentes Fiat Uno, Ford Ka e Gol, todos com preços acima desse patamar.

Segurança

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O Kwid foi desenvolvido em parceria entre profissionais do Brasil, França e Índia – onde começou a ser fabricado em 2016. A criação da versão brasileira, apesar de ter a mesma plataforma e design, “partiu do zero”, afirma Luiz Pedrucci, o primeiro brasileiro a assumir a presidência da Renault no País.

Tendo como pilares preço, espaço interno e segurança, a empresa foi atrás de materiais diferenciados, como motor com bloco de alumínio, que reduziu seu peso e, consequentemente, o consumo de combustível. Todas as versões têm sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e quatro airbags.

Embora tenha esses itens de segurança, o mais barato não tem, por exemplo, ar condicionado, vidros elétricos, direção elétrica e rádio. Vem, como se diz no setor, “pelado”. “É o mais alto da categoria (18 cm do solo), tem posição elevada de dirigir e o maior porta-malas”, contrapõe Antonio Fleischmann, diretor de Projetos.

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Cerca de 70% das peças usadas na produção são nacionais e o restante é importado de diferentes países, incluindo a Índia. A altura, assim como os ângulos de entrada (24 graus) e de saída (40 graus) elevados levaram o Inmetro a classificar o modelo como SUV. Por motivos semelhantes, o órgão também inclui nessa categoria modelos como o Volkswagen CrossFox e o Ford Ka Trail, embora o mercado não os considerem utilitários.

A versão brasileira será exportada para países da América do Sul, começando ainda este ano com a Argentina e o México, segundo Murguet. Outro termômetro para a Renault de que o novato será bem recebido pelos consumidores foi o resultado da sua pré-venda, iniciada em junho. “Recebemos quatro vezes mais pedidos do que prevíamos”, informa Pedrucci, sem revelar números.

O consumidor podia fazer reserva pela internet, pagando R$ 1 mil em até três prestações. Esse modelo será mantido até o fim do ano, o que elimina custos com estoques. Quem comprar agora receberá o produto entre outubro e novembro.

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Investimentos

O gasto para o desenvolvimento do Kwid nacional está incluído no plano de investimentos de R$ 2 bilhões que a marca programou para o período 2011-2019. Na terça-feira, a montadora anunciou aporte extra de R$ 750 milhões para uma nova unidade que vai produzir blocos e cabeçotes de alumínio para motores e na ampliação da fábrica de motores.

A unidade de automóveis – que também produz Sandero, Logan, Duster, Captur e Oroch – e a de comerciais leves, que faz o Master, têm capacidade para produzir 380 mil veículos por ano e opera com cerca de 80% desse potencial, em três turnos. Para iniciar o terceiro turno, em maio, o grupo contratou 700 funcionários e agora abriu mais 600 vagas, o que elevará o quadro para 6,9 mil trabalhadores. 

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Campanha inclui parceria com a Marvel

A Renault afirma que, pela primeira vez na América Latina, uma empresa se uniu à Marvel, do grupo Disney, para filmar uma produção no Brasil. O personagem é o super-herói Hulk, que percorre ruas de São Paulo para impedir que um satélite caia em plena região central.

Após passar por locais como viaduto do Chá e Avenida Paulista, Hulk escala o edifício Altino Arantes/Banespa e pula para destruir o satélite. O trajeto do personagem é seguido por um motorista em seu Kwid, que passa por obstáculos, como buracos e enchente, para caracterizar sua força e robustez, apelos que a marca usará para captar clientes.

A campanha publicitária, criada pela Neogama e com pós-produção (3D) da britânica Framestore, criadora de efeitos de filmes como ‘Avatar’, vai ao ar nesta sexta-feira, no intervalo do ‘Jornal Nacional’. 

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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Naiara Silveira

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