Esportes

Renato Portaluppi dispara contra presidente da Aceg: “Idiota”

Renato Portaluppi manteve suas críticas à imprensa durante entrevista coletiva neste domingo, 1º, após vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, e subiu o tom ao mencionar uma nota oficial da Associação de Cronistas Esportivos do Rio Grande do Sul (Aceg). O texto em questão condena as declarações dadas pelo treinador depois do empate com o Cruzeiro, na quarta-feira, 27, classificando-as como “acusações genéricas e ameaças irresponsáveis proferidas contra profissionais da imprensa”. Ao rebater, Renato citou nominalmente Rogério Amaral, presidente da Aceg, e disparou ofensas contra ele.

“Esse tal de Ricardo Amaral, presidente de Aceg. Rogério Amaral. Esse é um débil mental, um idiota, pela nota que ele ajudou a escrever lá. Sabe por que você é um idiota Rogério, porque infelizmente o caso que teve no ano passado, lá no Beira-Rio, com um cidadão brigando com um criança no colo, dentro do campo, com jogadores do Internacional, hoje ele é associado da Aceg. Aí eu pergunto, quem é o idiota na história? Você, Rogério. Você é o grande idiota, você é um delinquente. E, por favor, me processa, que eu vou te processar também. Você quer dinheiro? Não tem problema, não é briga de dinheiro. Vá em frente, você é um delinquente”, afirmou.

LEIA MAIS: Briga generalizada em Guiné deixa 56 mortos durante partida de futebol

Publicidade

Na declaração de quarta-feira, o treinador gremista disse que “daria o nome aos bois se continuassem mentindo”, referindo-se a jornalistas. “Vocês também têm família, andam por aí e o torcedor conhece alguns de vocês. Alguns de vocês vão começar a passar dificuldade também”, afirmou na ocasião.

A tensão com a imprensa continuou neste domingo. Ao fim da partida na Arena do Grêmio, ele não permitiu que seus jogadores parassem para falar com jornalistas. Villasanti chegou a iniciar a resposta de uma pergunta na zona mista, mas foi puxado por Renato. Mais tarde, na coletiva, o treinador explicou que suas críticas não são generalizadas e sim direcionadas a alguns jornalistas da imprensa gaúcha.

LEIA MAIS: Jornalista responde após ser ofendido pelo presidente do Grêmio

Publicidade

“Você acha que eu gosto dessa bronca com vocês? Eu tenho certeza que outros jornalistas passam por isso, que são atacados nas redes sociais. E outra coisa, eu não tenho bronca de ninguém na imprensa nacional. A minha bronca é com a imprensa gaúcha, com alguns daqui. Então não pensa que eu tenho bronca com a imprensa nacional que não tem nada a ver, é com alguns daqui. É na aldeia, é na aldeia. Eu sei exatamente o que os caras pensam. Querem tumultuar”, disse.

“Tenho respeito por vocês, só que infelizmente nós temos esses idiotas no meio de vocês, que todo dia atacam, todo dia falam, atacam os jogadores, falam palavrões e fica por isso mesmo. Quando tem um retruque, nossa senhora, não pode. O cara está nos atacando. Pelo amor de Deus, é isso que eu falo pra vocês. Vocês são seres humanos, vocês têm famílias também. Ninguém está aqui querendo encrenca. Ninguém está querendo bronca. Agora quando é daí pra cá está tudo certo”, completou.

LEIA MAIS: Renato Portaluppi explica razão de ter tirado atletas do Grêmio de entrevista

Publicidade

Renato pede boicote a “caça-cliques”

Durante a coletiva, Renato prosseguiu com os comentários sobre o trabalho desempenhado pela imprensa. O treinador solicitou que os torcedores gaúchos deixem de consumir aqueles jornalistas que somente pensam em cliques e no próprio bolso.

“Eu sempre tratei vocês bem e sempre respondi todas as perguntas em qualquer situação. Nunca desrespeitei vocês. Mas vocês querem o quê? A gente tem que ser profissional e vocês podem ser idiotas? Alguns de vocês estão acabando o futebol, essa é a realidade. Parem de querer ganhar clique”, disse. “O que eu peço para o torcedor do Grêmio hoje e até para o torcedor do Internacional… hoje eles vivem um bom momento. Mas daqui a pouco o vento vira. Torcedor gaúcho, seja de qualquer equipe, tem que parar de seguir esse tipo de pessoa. Se o cara faz crítica honesta, não tem problema, pode seguir. Mas no momento que ele quer o clique, quer o dinheiro, não sigam. Esse tipo de cara é um idiota. Não pensa no clube, nem em ninguém, apenas em seu bolso. Não são todos. Falo do cara que é idiota mesmo. Parem de seguir esses caras. Porque hoje é aqui no Grêmio. Amanhã ou depois vai ser no Internacional. Vocês estão alimentando esses idiotas, essa é a grande verdade”, complementou.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

Renato buscou esclarecer declarações da entrevista após o empate com o Cruzeiro. Para ele, alguns membros da imprensa passaram do limite em determinadas críticas. “Algumas pessoas da imprensa estão acabando com o futebol e com as entrevistas. O que vocês pegam pesado é inacreditável. Essa semana vocês pegaram pesado comigo, mas eu mato no peito. A minha vontade era de processar alguns de vocês. Para tirar um dinheiro de vocês e doar para instituições. Vocês chegaram ao máximo. Não respeitam treinador e jogador. E estou bem tranquilo. Como vocês querem respeito? Se fosse assim na minha época de jogador, não teria mais entrevistas. Vocês querem cliques, tumulto e dinheiro. Não pensam na família dos jogadores. Muita gente não entendeu o que eu disse na outra coletiva ou é burro mesmo”, avaliou.

Eduardo Andriotti, comunicador identificado com o Grêmio e comentarista da rádio Gre-Nal, também foi indiretamente citado por Renato. O treinador não mencionou o seu nome, mas detonou a sua postura no jogo da quarta-feira, contra o Cruzeiro, ao achamar o volante Villasanti de “abobado” mais de uma vez. “O que você acha se eu responder assim para ti: ‘Fala aí, abobado’. ‘Pergunta aí, abobado’. Teve um colega essa semana que chamou o Villasanti umas cinco vezes de abobado. Vocês querem respeito desse jeito? Quando perguntarem para mim ou para um jogador, vamos dizer: ‘Fala aí, abobado’. ‘Fala aí, delinquente’. Por que vocês não cobram os seus colegas? Os vídeos estão aí. É o sistema. Vocês precisam saber quais os colegas falsos de vocês, alguns já esclerosados”, disse o treinador.

LEIA TAMBÉM: Renato Portaluppi garante que o Grêmio não será rebaixado

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.