O elenco do Grêmio se reapresentou no CT Luiz Carvalho na manhã desta sexta-feira, 9, para o penúltimo dia de atividade antes do confronto contra o Vasco, no próximo domingo, 11. Novamente, Renato liberou para os jornalistas apenas a parte do aquecimento. O time titular está definido, mas o técnico mantém mistério sobre a escalação. Os 11 jogadores que vão iniciar o próximo duelo foram escolhidos no treino de quinta-feira, 8, que também foi aberto para a imprensa só no aquecimento.
Apesar do mistério, a defesa não deve ter grandes surpresas. Brenno; Edilson, Pedro Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa deve ser a formação escolhida para atuar atrás. As dúvidas estão do meio para a frente. Renato pode optar por manter o tripé com Villasanti, Bitello e Campaz. No entanto, tem como opção a entrada de Lucas Leiva ou Thaciano. Nesse caso, o colombiano seria o mais cotado para perder a vaga no time. Ainda corre por fora Thiago Santos, atleta da confiança do treinador.
LEIA MAIS: Renato Portaluppi projeta cinco vitórias em dez jogos para acesso do Grêmio
Publicidade
No ataque, as mudanças são pouco prováveis. Diego Souza segue como centroavante da equipe, Biel pela direita e Guilherme pela esquerda. Mas se a composição for essa, o treinador fica sem muitas opções de pontas no banco de reservas, já que Janderson e Ferreira estão no departamento médico. O elenco gremista já se deslocou para o Hotel Deville após o treinamento. O comandante pediu a antecipação da concentração para dois dias antes da partida. O Grêmio recebe o Vasco no próximo domingo, 11, na Arena, em partida válida pela 29ª rodada da Série B do Brasileirão. A bola rola a partir das 16 horas. O Tricolor é terceiro colocado, com 47 pontos, enquanto o adversário é quarto, com 45.
Edilson concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa do CT Luiz Carvalho. O lateral garantiu que está pronto para ajudar o Grêmio na reta final da Série B. No início da semana, o jogador levou um susto ao deixar o treino após sentir dores no joelho direito. No dia seguinte, na quarta-feira, ficou na academia e não desceu para o gramado. Mas depois voltou a treinar normalmente e não preocupa para o jogo contra o Vasco. “Estou pronto para jogar 90 minutos, ajudar em jogo importante, concorrente direto pelo acesso. Essa semana foi só um sustinho, saí do treino mais pra evitar um tipo de lesão. Estou bem para esse jogo”, afirmou o lateral.
O experiente atleta, de 36 anos, admitiu que tem convivido com problemas físicos nesta temporada. Desde seu retorno a Porto Alegre, onde vive a terceira passagem pelo Tricolor, o jogador conseguiu disputar apenas oito partidas. “Acho que foi até um erro meu, das minhas férias, porque fiquei três meses parado, não fiz tanta academia, não fiz pré-temporada. Em quase todos os anos da minha carreira, joguei de 30 jogos para cima”, disse.
Publicidade
Uma semana após ter sua volta anunciada ao Grêmio, Renato Portaluppi completa 60 anos. Em sua quarta passagem pelo Tricolor, ele substitui Roger Machado (assim como foi em 2016) para buscar o acesso gremista para a Série A do Brasileirão. O ídolo — dentro e fora dos campos — terá 10 jogos para levar o Tricolor de volta à elite do futebol nacional.
Ao todo, Renato comandou o Grêmio em 411 jogos, somando as três passagens (2010/2011, 2013 e 2016 a 2021). São 211 vitórias, 110 empates e 89 derrotas. Com Portaluppi, o Tricolor fez 638 gols e sofreu 343. O treinador tem aproveitamento de 60,5% e sete títulos na Arena. Antes, como jogador, foi o responsável pelos dois gols que deram o título mundial para o Tricolor contra o Hamburgo, em Tóquio, em 1983. Ali, começou a forjar a sua idolatria junto ao torcedor gremista. O que acabaria com uma estátua sua na esplanada da Arena — lugar no qual Renato voltará a frequentar como técnico no Grêmio no próximo domingo, quando a equipe gremista enfrentará o Vasco, pela 29ª rodada da Série B.
Fora do Tricolor, os melhores momentos de Renato foram à frente de duas equipes cariocas. Ainda em 2008, levou o Fluminense para a final da Libertadores, mas perdeu para a LDU, nos pênaltis, em pleno Maracanã. Em 2021, reencontrou a final da Libertadores (que já havia vencido em 2017, com o Grêmio), mas perdeu com o Flamengo para o Palmeiras, no Uruguai.
Publicidade
Quando os jogadores desceram para o gramado do CT Luiz Carvalho na manhã desta sexta-feira, 9, Lucas Leiva teve uma longa conversa com o auxiliar técnico Alexandre Mendes. O volante é mais um dos experientes e líder do elenco e que pode retomar o espaço com Renato após ir para a reserva com Roger Machado. O camisa 15, de trajetória na Europa por Liverpool e Lazio, ainda que tenha voltado ao clube com status de titular, foi reserva contra o Vila Nova. No treino de quarta-feira, 7, o volante, em trabalho em campo reduzido, atuou junto a Bitello e Thaciano, ambos prováveis titulares.
Apesar do posicionamento e formações não terem caráter definitivo, Lucas Leiva ficou um pouco mais recuado, com a dupla postada mais à frente. Em outra equipe, Villasanti, que foi colocado por Roger em março como primeiro volante, estava espelhado com o ex-Liverpool. Desta forma, a leitura é de que os dois disputam a função inicial do meio-campo. Desde o retorno a Porto Alegre, o volante disputou nove partidas. Foram seis jogos como titular e três saindo do banco de reservas. No entanto, perdeu posição contra o Vila Nova, na última rodada, quando Renato já passou instruções sobre a escalação remotamente. Logo, num primeiro momento, a aposta é de que ele siga como alternativa.
Mesmo que saia vitorioso contra o Vasco, o Tricolor não tem chance de alcançar a vice-liderança, já que o Bahia empatou em 0 a 0 com o Criciúma, fora de casa, na noite de quinta-feira, 8, abrindo quatro pontos de distância (51 contra 47). Mas, se for derrotado pelos cariocas, perderá uma posição na tabela, caindo para o quarto lugar atualmente ocupado pelo próprio Vasco.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.