A nova remessa da vacina Coronavac que chegou ao Rio Grande do Sul na manhã deste sábado, 8, será distribuída na segunda-feira, 10. Representantes das 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) e de municípios próximos à capital poderão retirar os lotes a partir das 9 horas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.
A remessa total, com 63.600 doses, será destinada à aplicação da segunda dose em pessoas que já estão com o prazo de aplicação vencido. O avião ATR-72 com a caixas térmicas contendo Coronavac pousou na capital pouco depois das 6 horas, vindo do aeroporto de Guarulhos (SP).
Apesar de ajudar, o novo lote será suficiente para colocar em dia menos de 25% do total de pessoas que já estão com a segunda aplicação em atraso. Conforme os dados da Secretaria Estadual da Saúde, esse número chega a 432,9 mil gaúchos, que foram imunizados entre 20 de março e 2 de abril.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz amplia horário de vacinação em dois postos de saúde
Nessa sexta-feira, após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ficou definido que a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) receberá 1.930 dessas 63,6 mil doses. De acordo com os dados da 13ª CRS, em sua área de abrangência são 20.857 pessoas com a segunda aplicação atrasada. Dessa forma, a remessa que deve chegar nesta segunda-feira será suficiente para regularizar menos de 10% dos atrasados na região.
“A gente aguarda com muita expectativa. Gostaríamos na verdade que nunca houvesse ocorrido esse tipo de atraso, mas é algo que não depende exclusivamente do Município e sim de outras questões no laboratório produtor”, disse Róger Rodrigues Peres.
Também nessa sexta-feira o Butantan suspendeu mais uma vez a produção da CoronaVac por falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). A matéria-prima das vacinas é produzida na China e seu processo de importação vêm enfrentando problemas com prazos há várias semanas.
Publicidade
LEIA MAIS: Ambulatório de Campanha ficará fechado a partir de segunda-feira
As 243.400 doses de vacinas Oxford/Astrazeneca que chegaram ao RS na quinta-feira, 6, foram reservadas, por determinação do Ministério da Saúde, para a segunda dose em pessoas que receberam a primeira aplicação das remessas de 25 de fevereiro e 22 e 26 de março. A segunda dose para esses grupos está prevista para ser aplicada a partir dos dias 21 de maio e 14 e 18 de junho.
“Quando chegar próximo ao vencimento da segunda dose, distribuiremos os quantitativos aos municípios para que possam atender 100% das D2 dessas três remessas”, explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Publicidade
Com informações de Governo do Estado do RS. Colaborou o jornalista Iuri Fardin
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.