A edição deste ano da Expoagro Afubra – que acontece em Rio Pardo, na localidade de Rincão Del Rey, até esta quarta-feira, 23, – tem como tema a erva-mate. Neste contexto, a parcela temática do Turismo Rural, no Espaço Casa da Emater na feira, apresenta a Rota do Chimarrão, do município de Venâncio Aires, destacando os avanços sociais que o investimento dos produtores rurais para receber turistas é capaz de proporcionar às famílias do campo.
De acordo com a turismóloga Fernanda Silva, responsável pelo Turismo Rural na Emater/RS-Ascar, no local estão expostos diversos elementos da Rota do Chimarrão, como peças de artesanato em porongo, alimentos produzidos e comercializados pelas propriedades integrantes da rota, mudas de erva-mate, um soque de bambú movido a água – que atrai os olhares de quem passa pelo local – e plantas utilizadas na ambientação das propriedades. Os visitantes também têm a oportunidade de degustar alimentos preparados a partir da erva-mate, como o suco e o bolo de erva-mate.
Na Rota do Chimarrão, que é composta por vales, montes e ervais, o turista encontra agroindústria de conservas e compotas; artesanato em palha, porongos, lã, pelegos, crochê, tricô, tecelagem e outros materiais; a Casa Paroquial São Martinho, construída em 1930; a Escola do Chimarrão; e o viveiro de mudas Flor da Terra.
Publicidade
“O turismo contribui de duas formas com a economia das famílias e sua qualidade de vida. De forma indireta, naquelas propriedades que não são estações da rota, mas são beneficiadas pelo aumento da comercialização de seus produtos, a partir do movimento de pessoas proporcionado pela rota, e diretamente nas que recebem os turistas”, comenta Fernanda, acrescentando que o ganho não é apenas econômico, mas principalmente social, refletindo-se na sucessão familiar; inclusão de idosos no mercado de trabalho; e questão de gênero, já que nesta rota, por exemplo, a maioria dos trabalhadores são mulheres.
Quem prestigia a Expoagro Afubra pode conferir outras 11 parcelas temáticas no Espaço Casa da Emater, que abordam a piscicultura, segurança alimentar, solos, artesanato rural, oficina de processamento de carne ovina, Pavilhão da Agroindústria Familiar, secagem e armazenagem de grãos, bovinocultura de leite, saneamento ambiental, cozinha temática, fruticultura, ovinocultura e uma exposição fotográfica que conta a história de mais de 60 anos do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) oficial do Rio Grande do Sul.
Publicidade
This website uses cookies.