Cultura e Lazer

Relembre três vezes em que Thiago Lacerda deu vida a personagens no Rio Grande do Sul

Nos 26 anos de carreira como ator, Thiago Lacerda interpretou dezenas de personagens no cinema, televisão e teatro. Nascido no Rio de Janeiro (capital) em 19 de janeiro de 1978, o artista iniciou a caminhada profissional em 1997, como o professor de natação Lucas Melo, em Malhação. Alguns anos depois – e já com algumas novelas no currículo -, criou o primeiro laço com o Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira, 27, o ator visita Santa Cruz do Sul para participar da programação do 6º Festival Santa Cruz de Cinema. Ele será agraciado com o Prêmio Tuio Becker no evento. Lacerda participará do encerramento do festival e da entrega dos prêmios aos curtas-metragens ganhadores. Relembre, abaixo, alguns dos personagens gaúchos interpretados pelo artista.

LEIA MAIS

Conheça os jurados e categorias de premiação do 6º Festival Santa Cruz de Cinema
Entrevista exclusiva: “Em breve a gente vai estar junto”, diz Thiago Lacerda

Publicidade

A carreira “gaúcha”

A Paixão de Jacobina

Estrelou o filme A Paixão de Jacobina, de 2002, inspirado no romance Videiras de Cristal, do escritor porto-alegrense Luiz Antonio de Assis Brasil, ao lado de Letícia Spiller. As gravações foram realizadas no Vale do Taquari, mais especificamente em Lajeado. Essa foi a primeira vez que interpretou em solo gaúcho.

Já no ano seguinte, em 2003, Thiago Lacerda deu vida a Giuseppe Garibaldi na minissérie A Casa das Sete Mulheres. A obra é uma adaptação do romance homônimo da escritora porto-alegrense Letícia Wierzchowski. As gravações ocorreram em diferentes regiões do interior do Estado. Tanto a importância do personagem para a história do Rio Grande do Sul quanto a atuação de Lacerda fizeram este se tornar um dos papéis mais marcantes do ator na memória dos gaúchos.

VEJA TAMBÉM: VÍDEO: “Cinema precisa tocar na alma”, diz Nando Cunha em entrevista exclusiva

Publicidade

Dez anos depois, em 2013, voltou às terras do Sul para viver outro personagem emblemático: Capitão Rodrigo Cambará. A obra era o longa O Tempo e o Vento, adaptação da obra-prima do gaúcho Erico Verissimo. O sucesso, mais uma vez, garantiu novo capítulo na história entrelaçada de Thiago Lacerda e o Rio Grande do Sul.

A Casa das Sete Mulheres
O Tempo e o Vento

Trabalhos recentes

Mas não são apenas estes trabalhos nacionais que marcam a ligação do ator com a terra gaúcha. Atuações mais recentes também figuram no currículo do artista, como o longa Além de Nós, dirigido por Rogério Rodrigues. Essa produção, que estreou comercialmente em março deste ano, foi inspirada na trilogia de livros do Gaúcho a Pé, escritos por Cyro Martins.

LEIA TAMBÉM: Público do Festival de Cinema chega a 1,8 mil pessoas em três dias

Publicidade

É um road-movie de certo modo inspirado em obras como Paris, Texas e Thelma & Louise. Parte da campanha gaúcha (o fictício vilarejo de Dos Passos, situado na área rural de Bagé) e vai rumo ao Rio de Janeiro. No enredo, um jovem peão de fazenda, Leo (Miguel Coelho), encontra uma carta e uma foto e decide realizar o último desejo do pai, cuja morte testemunhou. Para isso, embarca em viagem com seu tio Artur (Lacerda), até o Rio.

Em entrevista à Gazeta do Sul neste mês, Thiago também relembrou o curta-metragem Cinderela do Bonfim, produzido por Diego Müller; e o longa Coexistência, que ainda deve estrear. Este último é um filme de Thiago Wodarski e do Lucas Cassales, gravado em São José dos Ausentes e Porto Alegre, em 2022.

*Colaborou o jornalista Romar Beling

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.