Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

memória

Relembre quem compôs a corte dos festejos do Sesquicentenário da Colonização Alemã

Foto: Arquivo Pessoal

Maria Cristina, Claudete Sulzbacher (E) e Rosane Schaefer formaram a corte da cidade nos festejos do Sesquicentenário

As comemorações do Sesquicentenário da Colonização Alemã (1824-1974) movimentaram Santa Cruz do Sul e outros municípios do Estado. O primeiro grande evento na cidade foi em 4 de maio de 1974, no ginásio da Ginástica, para definição da rainha e princesas dos festejos.

Pela cidade, concorreram Rosane Schaefer (Aliança), Maria Cristina Hennes (Tênis Clube), Marisa Schuck (Ginástica), Marilene Hilbig (Escola Polivalente), Claudete Sulzbacher (Colégio das Irmãs), Eleini Wagner (Faculdade de Filosofia), Loiva Hickmann (Corinthians), Nilva Hein (Colégio Mauá) e Mara Witz (Colégio Ernesto Alves). As representantes dos distritos foram Neusa Zillmer (Formosa), Irmgard Kohl (Trombudo), Madalena Panke (Rio Pardinho), Rejane Butzke (Monte Alverne) e Ingrid Kannenberg (Sinimbu).

No primeiro desfile, foi escolhida a corte da cidade, formada por Maria Cristina Hennes (rainha) e as princesas Rosane Schaefer e Claudete Sulzbacher. Após, apresentaram-se juntas as candidatas urbanas e do interior, para definição das representantes municipais. Maria Cristina sagrou-se também rainha do município, tendo como princesas Madalena Panke, Claudete Sulzbacher, Rosane Schaefer e Rejane Butzke.

Publicidade

Em 8 de junho, no Clube União, ocorreu o concurso regional, com participantes de Santa Cruz, Rio Pardo, Vera Cruz, Candelária e Venâncio Aires. A candelariense Rejane Jensen foi eleita rainha regional do Sesquicentenário e representou a região na etapa final, em Porto Alegre. No dia 20 de julho, a representante da capital, Lia Beatriz Lautert, foi escolhida a Mais Bela Teuto-Brasileira do Rio Grande do Sul.

Os eventos locais foram organizados pela Secretaria Municipal de Turismo e por uma comissão presidida por Carlitos Kaempf. A programação estendeu-se até 30 de julho, quando se apresentaram a orquestra e grupo folclórico Berittener Fanfarenzug e Saulgauer Musikanten, vindos da Alemanha, com 80 artistas.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.