A Guerra do Paraguai (1864-1870), que reuniu Brasil, Uruguai e Argentina contra o exército paraguaio, teve a participação de moradores da região, vários da colônia de Santa Cruz. Eles alistaram-se na força chamada Voluntários da Pátria, criada por D. Pedro II, e que reuniu 37 mil pessoas de todo o Brasil.
O grupo reforçou as tropas brasileiras nos embates contra Solano Lopes.
Muitos pais de família, a maioria colonos, foram para a guerra ou liberaram os filhos para defenderem o país. Eles atenderam aos apelos do imperador, do qual eram admiradores. Os inscritos na região integraram o 6º Corpo de Voluntários, organizado em Rio Pardo e liderado pelo general Andrade Neves.
LEIA TAMBÉM: Relembre a expansão da fumicultura em Santa Cruz
Publicidade
Pedro Werlang é considerado um dos nossos heróis. Ele nasceu em São Leopoldo em 1836 e veio morar com a família na Picada Velha (Linha Santa Cruz) quando ainda era criança. Por isso, muitos o consideram santa-cruzense. Viajou como primeiro sargento e, por seus atos de bravura, foi condecorado e promovido a capitão.
Na volta da guerra, participou intensamente da vida comunitária, elegendo-se vereador na primeira Câmara de Santa Cruz (1878). O Capitão Pedro Werlang faleceu em 1921, em Santa Cruz. Os irmãos Guilherme e João também estiveram no Paraguai. O primeiro morreu no combate de Curupaiti.
LEIA TAMBÉM: Memória: vigaristas são condenados após o segundo golpe do bilhete de Santa Cruz
Publicidade
Outros moradores da colônia de Santa Cruz (que na época pertencia a Rio Pardo) também se destacaram. Entre eles, Frederico Meinhardt, que de soldado chegou ao posto de alferes; Henrique Kroth, os irmãos Serafim e Tristão Schmitt, Carlos Schott, Jacob Diehl, Augusto Mueller, Joaquim Wustrov, Jacob Meile, Lindoflo Bauermann, José Ellis, Arthur Silveira, João Vasco Silveira, José Coelho da Silva e os irmãos Henrique e Roberto Schuster.
Continua
LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!